Educação x Exigência

Educação x Exigência – É necessário educar o coração das crianças com sabedoria, devemos guiá-los, facilitar o aprendizado dos mesmos, sugerir coisas a eles, mas não segurar suas rédeas e dar direções apenas de acordo com nossos próprios desejos.

Educação x Exigência

O mais importante é evitar o perfeccionismo daninho, o que veta os direitos da infância, o que traz sofrimento e não felicidade. Para fazer isso, devemos levar em conta estes princípios: Em algumas ocasiões, pode ocorrer o seguinte: há pais que, sem serem exigentes com seus filhos, veem como as próprias crianças exigem de si mesmas de uma forma muito traumática. Isso se deve ao fato de que, em seu lar, as crianças estão sempre atentas a nossas atitudes e nossa linguagem. Se nós mesmos somos críticos com nosso entorno e definimos para nós diretrizes e regras muito rígidas, as crianças também podem assumi-las para si mesmos.

Palavras como “Eu cometi um erro gravíssimo no trabalho, vou me matar, isso é um desastre” podem causar um grave impacto em uma criança.

CUIDADO COM AS EXPECTATIVAS QUE VOCÊ PROJETA EM SEUS FILHOS

Nunca desacredite ou exija demais de uma criança, faça com que seus filhos apreciem as suas conquistas, que conheçam o valor do esforço, mas sem a necessidade de se sentirem humilhados se não conseguirem algo.

A FALHA E O ERRO TAMBÉM FAZEM PARTE DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM

Um erro ou um fracasso não é o fim do mundo, mas sim um modo de aprender desenvolver a autonomia e estimular o poder de superação de maneira correta. Permita que seus filhos se destaquem naquilo que desejarem, mas deixe que também errem por si mesmos, que eles tenham a oportunidade da descoberta. Fomente a tolerância, a compreensão, uma boa autoestima e a confiança. Uma criança que confia em você para explicar suas dúvidas e seus erros a ela é uma criança que se permite conectar com você, e isso é um privilégio, é uma das melhores formas de desenvolvimento da aprendizagem ( Wallon).

Para concluir, sabemos que vivemos em uma época de crise social e que precisamos de crianças bem preparadas para que, no dia de amanhã, possam ter mais oportunidades e, por que não, criar um mundo melhor.

Educação x Exigência
Educação x Exigência

No entanto, isso não implica que devamos deixar de lado a importância  de estimular a felicidade, a conquista, os valores e a inteligência emocional. Somente assim iremos permitir que, no futuro, eles sejam adultos capazes de compreender a sim mesmos.

É preciso educar com amor, não em perfeição.

A gente se preocupa em deixar um mundo melhor para os nossos filhos, mas nós deveríamos nos preocupar em deixar filhos melhores para o mundo.


Educação x Exigência

Fique sempre por dentro das nossas postagens e se gostou da postagem “Educação x Exigência“, não deixe de compartilhar com seus amigos nas redes sociais e também deixe um comentário aqui em nosso site com sua opinião e sugestões para outras postagens.

Curta e Compartilhe com seus amigos: @SÓ ESCOLA.