A importância da Família na educação emocional

A importância da Família na educação emocional – A família é o primeiro contexto social onde a criança se insere, e onde começa a construção da sua identidade pessoal.

A importância da Família na educação emocional

Como salienta Correia (1997: 145) “A família constitui o alicerce da sociedade e assim, é um dos principais contextos de desenvolvimento da criança, e apesar da existência de debate em torno do papel atual da família e da sua composição ela permanece como elemento chave na vida e desenvolvimento da criança”.

Muller-Lissner, (2001: 76) salienta que “Não se deve separar artificialmente aquilo que constitui uma unidade: as crianças aprendem com o seu pai e a sua mãe a língua materna. Elas também deveriam aprender com eles como se deve dialogar com o outro, como se devem manifestar as emoções, como resolver conflitos, como se reconciliar”.

A importância da Família na educação emocional
A importância da Família na educação emocional

Apesar de se concordar com o autor, existe consciência de que a família não consegue dar resposta a todas as dificuldades de uma criança, mas a escola também não o consegue fazer isoladamente, sendo de extrema importância a colaboração entre estas duas “instituições” para ajudar a criança.

Gottman & DeClaire (2000) referem que os pais assumem um papel muito importante no ensino de lições básicas emocionais e sociais. No entanto, e devido ao estilo de vida atual, os pais não têm tempo para o fazer, ou não o querem fazer, por considerarem pouco relevante, porque não sabem ou, porque entendem que se trata de uma competência do professor.


A importância da Família na educação emocional

Fique sempre por dentro das nossas postagens e se gostou da postagem A importância da Família na educação emocional”, não deixe de compartilhar com seus amigos nas redes sociais e também deixe um comentário aqui em nosso site com sua opinião e sugestões para outras postagens.

Curta e Compartilhe com seus amigos: @SÓ ESCOLA.