Simulado ANA de língua portuguesa

Selecionamos nesta postagem questões do Simulado ANA de língua portuguesa pronto para imprimir e disponível para download.

O objetivo desse material é promover a familiaridade dos alunos com esse modelo de avaliação, composto por questões de múltipla escolha, por vezes pouco explorado nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

Ressaltamos a importância de investir nesse trabalho em sala de aula, tendo em vista que essas avaliações em larga escala compõem o SAEB (Sistema de Avaliação da Educação Básica), que tem por objetivo avaliar questões primordiais e basilares da Educação brasileira e, assim, oferecer os subsídios necessários para a promoção de políticas públicas no tocante à qualidade do ensino no Brasil.

Confira outras sugestões em: Simulados Prova Brasil.

ANA – Avaliação Nacional da Alfabetização

A ANA foi recentemente incorporada ao Saeb, em 2013 (Portaria nº 482, de 7 de junho de 2013).

Ela produz indicadores que contribuem para a organização de políticas públicas relativas à alfabetização nas escolas públicas brasileiras.

Além do desempenho dos estudantes no teste, também é realizada uma análise das condições de escolaridade que eles tiveram (ou não) para desenvolver esses saberes.

Simulado ANA de língua portuguesa

Simulado ANA de língua portuguesa para o aluno

Simulado ANA de língua portuguesa para o professor