Como ter uma conversa sem crianças interrompendo

Como ter uma conversa sem crianças interrompendo – Estar conversando com outro adulto e ter uma criança interrompida é, sem dúvida, muito irritante. 

Esperar uma vez para falar pode parecer uma eternidade para as crianças e a impaciência delas faz com que elas entrem na conversa.

Ensinar as crianças a não interromper as conversas de outras pessoas é uma habilidade social importante. As crianças que entendem como participar com cortesia de uma conversa, em vez de falar diretamente, podem ter mais sucesso em seu desenvolvimento e na manutenção de relacionamentos.

Veja ainda: Melhore a empatia e a inteligência emocional.

Como ter uma conversa sem crianças interrompendo – Por que as crianças interrompem

As crianças freqüentemente interrompem conversas de adultos porque estão entediadas. Se você estiver conversando com outra pessoa sobre “problemas de adultos” e se sua criança não estiver envolvida na conversa, ela poderá interrompê-lo para chamar a atenção.

Às vezes, as crianças têm dificuldade em esperar pela sua vez de falar porque são impulsivas. Eles tendem a dizer coisas sem sequer perceber que outras pessoas estão falando. Como resultado, eles tendem a falar sem esperar, em vez de respeitar sua vez, até aprenderem melhor o controle de impulsos.

Há também crianças que simplesmente não reconhecem regras sociais.  Eles podem ser completamente alheios ao fato de que fazer uma pergunta enquanto fala com outra pessoa é irritante e indelicado. Eles podem exigir educação e orientação para aprender a evitar a interrupção quando os outros estão falando.

Como ter uma conversa sem crianças interrompendo
Como ter uma conversa sem crianças interrompendo

Modele o comportamento apropriado

Haverá, sem dúvida, momentos em que você terá que interromper seu filho. Use essas ocasiões como oportunidades de modelagem para ensiná-lo a fazer isso respeitosamente. Se você costuma interromper seu filho quando ele está falando, ele vai aprender que não há problema em interromper. Mostre paciência e espere a sua vez quando seu filho estiver falando.

Se você tiver que cortá-lo por qualquer motivo, faça com gentileza. Em vez de interrompê-lo e pronto, diga algo como: ‘Sinto muito interromper você, mas você tem que colocar seus sapatos desde que vamos sair, então você acabou de me contar sobre isso’.

Estabelecer regras de comportamento respeitoso

Você tem que ter certeza de que seu filho entenda que interromper pode ferir os sentimentos de outras pessoas e que isso é percebido como sendo rude. Explicar como esperar pelo turn mostra respeito por outras pessoas. É uma boa ideia criar uma regra familiar que diga algo como “mostre respeito às outras pessoas quando elas estiverem conversando”.

Dizer coisas como: ‘Never interrupt’ não faz sentido, pois pode haver exceções. Certamente há momentos em que a interrupção é apropriada, como se houvesse uma emergência porque um irmão bateu a cabeça, por exemplo. Explique os momentos em que seria bom interromper, como quando há problemas de segurança.

O que fazer enquanto espera pela sua vez

Simplesmente dizer ao seu filho para esperar sua vez pode não ser eficaz. As crianças pequenas geralmente não têm habilidades sociais suficientemente desenvolvidas para reconhecer uma pausa em uma conversa na qual possa ser apropriado entrar para dar sua opinião. Assim, em vez de dizer às crianças que esperem até que você termine de falar, crie um plano para mostrar ao seu filho as maneiras apropriadas de chamar sua atenção.

Se você está no meio de uma conversa adulta, e ele quer pedir permissão para sair, o que ele deveria fazer? Talvez ele possa lhe dar um sinal de que ele tem uma pergunta colocando uma mão na perna dele. Então, quando houver uma pausa na conversa, você poderá direcionar sua atenção para ela.

Se você sempre parar de fazer o que está fazendo para prestar atenção a uma criança que está interrompendo, reforce que a interrupção é a maneira mais eficaz de atrair a atenção. Portanto, você deve se certificar de que, quando seu filho interromper, não lhe dê automaticamente a resposta que ele está procurando. Forneça um lembrete gentil como: ‘Você está interrompendo nossa conversa e isso é rude. Vou responder sua pergunta em um minuto, agora você deve esperar.

Se seu filho continuar a interromper depois de avisá-lo, você terá que ignorar o comportamento dele para que ele entenda que a interrupção não funcionará. O tempo de espera é para opção se você continuar com as interrupções. Se você esperar bem a sua vez, elogie seu comportamento para reforçá-lo positivamente.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *