Como ensinar as crianças a aprender com o fracasso

Como ensinar as crianças a aprender com o fracasso. Nenhum pai gosta que seus filhos fracassem, mas, na realidade, o fracasso e os erros podem ser grandes mestres na vida de pessoas de todas as idades. Quando uma criança perde, por exemplo, em um concurso, ele pode ter uma grande sensação de fracasso.

Quando são menores, o mesmo sentimento pode ser gerado em situações mais simples, como não ter ninguém para brincar na escola ou nunca se colocar em primeiro lugar na fila da escola.

Veja também: 5 Dicas para motivar as crianças a ler

Como ensinar as crianças a aprender com o fracasso – Falha como aprendizado

Na realidade, o fracasso pode ser uma ótima experiência de aprendizado que melhora a capacidade das crianças de ter sucesso no futuro. O fracasso dá a oportunidade de começar de novo e de uma maneira muito mais inteligente. Embora seja uma parte natural da vida, o fracasso pode causar dor, frustração, tristeza, baixa auto-estima … e é necessário reconhecer e tratar esses sentimentos de uma forma positiva.

As crianças vêem como você se comporta a cada dia e, dependendo de como você aceita ou lida com o fracasso, isso influencia diretamente a resposta das crianças, se isso acontecer com elas. Se nos tornarmos violentamente irritados quando algo acontece que nos frustra, nossos filhos podem modelar esse comportamento quando confrontados com seus próprios erros.

Quando o esforço é recompensado com expressões de alegria e um abraço de mãe ou pai, por exemplo, uma criança pequena aprende a estabelecer uma meta: repetir aquela atividade que fez sua mãe feliz para que ele tenha a mesma resposta agradável. Respiração e louvor são ferramentas poderosas e eficazes para todas as idades. Os maus resultados tornam-se aprendizagem graças ao esforço feito.

As crianças também podem aprender sobre a solução de problemas por falha. Os pais devem ajudar seus filhos a avaliar o que deu errado e impedir que isso aconteça novamente. Se a criança tem idade suficiente, você pode perguntar por que ele acha que ele não passou no teste ou porque ele não marcou no jogo de basquete. Sua visão do problema é importante.

Como ensinar as crianças a aprender com o fracasso

Quando você tenta e fracassa, então você pode tentar novamente ter sucesso, e quando isso acontece, as crianças também aprendem sobre a importância da paciência, perseverança e um senso de orgulho em suas conquistas.

Como ensinar as crianças a aprender com o fracasso – Transforme o fracasso em sucesso

É necessário ajudar as crianças a identificar as emoções que sentem a cada momento e expressá-las de maneira aceitável. Quando seu filho não for bem sucedido, você deve estar disponível para ajudá-lo a superar essas emoções saudáveis. Você deve ter a oportunidade de falar sobre por que você acha que as coisas não correram como ele queria ou esperava que fossem. Até os mais jovens podem expressar seus sentimentos, e uma das melhores coisas que os pais podem fazer é ouvir.

As crianças precisarão de atividades adequadas à sua idade que correspondam aos seus interesses e habilidades e aprendam que vencer não é a coisa mais importante. Elogie tanto seu esforço quanto sua atitude ao fazê-lo por um resultado vencedor. Converse com seu filho sobre seus pontos fortes, as coisas que você observa a cada dia como suas características positivas.  Conversas como essa podem ajudar a desenvolver a auto-estima mesmo em uma criança muito pequena.

Também é importante manter as expectativas em relação às crianças de maneira razoável e realista. Não espere que o seu filho de 8 anos domine um excelente piano em dois dias só porque o seu amigo da escola foi bem sucedido. Cada criança é um mundo e tem seu próprio ritmo de aprendizagem em todas as áreas. E lembre-o de que se ele falhar em alguma coisa, o mundo não acaba, porque ele continua se voltando para lhe dar a oportunidade de tentar novamente!


Como ensinar as crianças a aprender com o fracasso

Fique sempre por dentro das nossas postagens e se gostou da postagem “Como ensinar as crianças a aprender com o fracasso“, não deixe de compartilhar com seus amigos nas redes sociais e também deixe um comentário aqui em nosso site com sua opinião e sugestões para outras postagens.

Curta e Compartilhe com seus amigos: @SÓ ESCOLA.