Escolha a colonia de ferias ideal para seu filho

Escolha a colonia de ferias ideal para seu filho – Artigo enviado pelo nosso parceiro “Professor Marcos L Souza – Pedagogo – Psicopedagogo – Educador.

Escolha a colonia de ferias ideal para seu filho

No período de férias escolares, é comum que pais busquem as colônias de férias como alternativa para oferecer atividades diferentes às crianças. Mas para evitar dor de cabeça e encontrar um lugar agradável para os filhos, é preciso muita pesquisa e alguns cuidados na hora da contratação do serviço.

Vejamos a seguir alguns cuidados que os pais devem ter na hora de escolher a colônia de férias ideal para o seu filho. Observar a segurança do local da colônia e quem são os profissionais que trabalham nela estão entre os principais cuidados.

Sabemos que as crianças ainda não possuem maturidade o suficiente para distinguir e observar supostos perigos. Cabe aos pais esta tarefa de análise e cuidado, pois, para a criança o desejo de brincar fala mais alto. Deixando de lado sua própria segurança, a criança se expõe e se entrega a curiosidade e as brincadeiras, não se preocupando com detalhes como: Local, brinquedos possivelmente perigosos etc.

Então, temos que ver se o local oferece segurança para as crianças e se possui higiene, além de condições sanitárias adequada, também é dever dos pais  saber quem é a pessoa que vai ficar com a criança. O ideal é pesquisar e buscar referências sobre os profissionais, buscar informações sobre os procedimentos da colônia de férias em casos de emergência, tipos de brincadeiras e brinquedos oferecidos, espaço físico, segurança e principalmente se oferecem profissionais capacitados como “Enfermeiros, socorristas e primeiros socorros” em uma eventual situação de emergência. Em um ambiente com muitas crianças pode acontecer alguma coisa e, por isso, os pais devem ficar atentos a estas observações.

Todos esses cuidados são fundamentais para que as crianças sintam-se bem e divirtam-se como segurança nas férias escolares. Essas medidas são necessárias para que o acolhimento seja feito da melhor forma e para que esses momentos sejam prazerosos, fazendo com que a criança aproveite o máximo, se divertindo de forma saudável e sem nenhum risco.

Escolha a colonia de ferias ideal para seu filho
Escolha a colonia de ferias ideal para seu filho

Benefícios 

Como nem sempre as férias dos pais coincidem com as férias dos filhos, as colônias de férias acabam sendo uma alternativa para que as crianças tenham uma rotina divertida, sem precisar viajar ou sair de perto dos pais.

“As crianças se sentem a vontade, fazendo o que gostam de fazer “Brincar”, conhecem coleguinhas de fora do seu ambiente escolar, se exercitam, resgatam as brincadeiras de antigamente, deixando de lado aparelhos como tablete, celular, tv, computador etc, tendo mais contato com a natureza, com o mundo ao seu redor, vivenciando novas experiências e aprendizados que iram acompanha-la pelo resto de sua vida.

Por isso é importante verificar alguns aspectos para evitar problemas com as crianças nesses locais.

  • Verificar a segurança
  • A qualificação dos Profissionais
  • A qualidade do que é realmente oferecido
  • A faixa etária do local
  • Procedimentos em caso de emergência
  • A quantidade de profissionais envolvidos
  • Alimentação e Higiene
  • Espaço físico para as brincadeiras
  • Propostas lúdicas por faixa etária
  • Cuidados e atenção por parte dos profissionais envolvidos

É importante que a criança vá junto conhecer o local, e que caso resolva matricular, algum adulto conhecido fique com ela nos primeiros dias (isso para crianças menores até 4 anos), para que a adaptação seja tranquila, sem inseguranças e medos além de que, o adulto poderá observar se a colônia realmente cumpre com sua proposta.

Mas lembre-se: Filhos merecem carinho e atenção sempre e por mais ocupados  que os pais estejam devido aos trabalhos e compromissos diários, é primordial  reservar um tempo para sair e se divertir com a família e com os filhos em todo tempo, principalmente nas férias escolares, para que os mesmos se sintam amados, cuidados e valorizados.


Escolha a colonia de ferias ideal para seu filho

Fique sempre por dentro das nossas postagens e se gostou da postagem “Escolha a colonia de ferias ideal para seu filho“, não deixe de compartilhar com seus amigos nas redes sociais e também deixe um comentário aqui em nosso site com sua opinião e sugestões para outras postagens.

Curta e Compartilhe com seus amigos: @SÓ ESCOLA.