Atividades de Alfabetização para 3 ano

Selecionamos nesta postagem diversas Atividades de Alfabetização para 3 ano, prontas para imprimir e aplicar em sala de aula ou como tarefa para casa.

Portal do Rio Educa disponibiliza para download diversos cadernos pedagógicos que contemplam todas as séries (anos) do ciclo de alfabetização. O material foi desenvolvido com base nos descritores; e aborda de forma simples e com riqueza de detalhes os principais conteúdos desse ciclo tão fundamental na vida das crianças; além do caderno do aluno foi disponibilizado também o caderno de apoio ao professor.

Veja também:

O termo alfabetização faz referência ao processo mediante o qual uma pessoa pode aprender a ler e a escrever, duas atividades ou funções que lhe permitirão se comunicar com o resto dos seres humanos a um nível mais profundo e abstrato.

A alfabetização é muito importante para que uma pessoa possa desenvolver ao máximo suas capacidades e isto não quer dizer que uma pessoa analfabeta não possa levar adiante sua vida, sim é verdade que lhe custará bem mais conseguir um bom trabalho mas principalmente poder se comunicar com outros já que não saberá ler nem expressar por escrito suas ideias.

Dicas para ajudar na alfabetização das crianças:

Adote essas dicas para que as crianças não só identifiquem as letras e palavras, mas também tenham consciência da importância da leitura para suas vidas:

  1. Manuseie junto ao seu filho calendários, listas telefônicas, receitas, rótulos, embalagens, remédios para que assim a criança possa entender a importância da escrita e da leitura mostrando que podemos solucionar problemas e resolver questões cotidianas a partir da leitura do mundo.
  2. Deixar o ambiente do lar mais alfabetizador, deixando bilhetes espalhados pela casa, utilizando na geladeira imãs com letras, e, ao iniciar um novo jogo convidar seu filho pra ler as regras juntos, entre outras experiências cotidianas.
  3. Estimular a leitura gestáltica – a leitura começa pela leitura da palavra como uma imagem, como um todo, pelas cores, tipo de letra, etc. As crianças fazem este tipo de leitura quando reconhecem o Mc Donald’s, a Coca Cola, etc. Estimular a leitura gestáltica favorece o contato com a língua escrita. Isto pode ser feito no supermercado, em casa, na rua, nos outdoors, etc, como uma brincadeira lendo para ela os nomes e pedindo que ela “leia” também. Muitas vezes esta “leitura” se dará pelo uso do produto ou por uma “adivinhação”.
  4. Preparar receitas com a ajuda do nosso pequeno leitor.
  5. Produzir convites de aniversário junto a criança.
  6. Deixar que os pequenos ajudem na lista de compras.
  7. Ler histórias, revistas e jornais juntos.

Atividades de Alfabetização para 3 ano em PDF

Para ter acesso ao material, confira o link a seguir e baixe: Baixe em PDF

Atividades de Alfabetização para 3 ano
Atividades de Alfabetização para 3 ano

Atividades de Alfabetização para 3 ano em PDF

Fique sempre por dentro das nossas postagens e se gostou da postagem “Atividades de Alfabetização para 2 ano“, não deixe de compartilhar com seus amigos nas redes sociais e também deixe um comentário aqui em nosso site com sua opinião e sugestões para outras postagens.

Curta e Compartilhe com seus amigos: @SÓ ESCOLA.