Apostila de Atividades para trabalhar as quatro operações

Selecionamos nesta postagem uma maravilhosa Apostila de Atividades para trabalhar as quatro operações, pronta para imprimir e disponível para download em PDF.

Apostila de Atividades para trabalhar as quatro operações: Apresentação do material

Em 2007, quando foi lançada a I Jornada de Matemática, o concurso era direcionado apenas às escolas da capital e da Grande São Paulo. Foi um sucesso entre os alunos e professores. As escolas do interior também quiseram participar. Assim, a partir de 2008, a Jornada se estendeu a toda a rede pública do Estado

Direcionada aos alunos da 4ª série / 5ª ano do Ensino Fundamental, a Jornada inova em seu formato: a participação das escolas se dá por adesão; os alunos se organizam em equipes de cinco, incluindo aqueles que têm mais familiaridade com a matemática e aqueles que, até ali, tinham os números e os cálculos como grandes inimigos. Considerando que os alunos têm em torno de 10 anos, a Jornada foi montada como um jogo, com vários desafios a serem vencidos. Os alunos vão sendo levados a novas etapas, dentro da própria escola, na região – fase Diretoria de Ensino -, nos pólos regionais e, por último, para a grande final estadual, que acontece em São Paulo. A competição em grupo estimula o aluno a perceber o potencial de seus colegas e sua própria capacidade de colaborar com a equipe. Em sala de aula, o impacto positivo da Jornada já vem sendo observado pelos professores nas avaliações. Desde o início, foi elaborado e publicado – em versão digital, na WEB – um material de apoio dirigido especialmente aos professores participantes da Jornada de Matemática. Ao longo desses anos, recebemos vários relatos de professores que adaptaram e estenderam as atividades sugeridas a outras situações de aprendizagem, sempre com bons resultados junto aos alunos.

Apostila de Atividades para trabalhar as quatro operações

Por essas razões a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo publica agora esta versão impressa revista, testada e atualizada para subsidiar as Jornadas. Mas, para além dos Concursos, as atividades propostas poderão apoiar o professor no desenvolvimento de estratégias criativas de trabalhar cálculo e resolução de problemas com seus alunos.

Apostila de Atividades para trabalhar as quatro operações em PDF

Para ter acesso completo a todas as atividades da “Apostila de Atividades para trabalhar as quatro operações” confira o link a seguir e faça o download: