Como as piadas dos adultos influenciam as crianças?

Como as piadas dos adultos influenciam as crianças? Você sabia que as crianças riem até dez vezes mais do que os adultos riem?

Um pequeno pode rir até 400 vezes por dia, mas o adulto mais alegre dificilmente excede 100 sorrisos todos os dias, atingindo uma média de 25 sorrisos.

As crianças não nascem com senso de humor, desenvolvem-no à medida que crescem

É verdade que as crianças riem com frequência, mas têm um humor muito simples porque não são capazes de compreender ou reproduzir estruturas narrativas mais longas e complexas. No início, os bebês riem simplesmente porque imitam seus pais. É o que é conhecido como “humor social pro”. Aos 6 meses, as crianças não conseguem encontrar algo divertido, mas buscam a reação de seus pais e o imitam como um mecanismo a ser aceito.

Quando entram no estágio pré-escolar e entendem as primeiras regras, a violação delas começa a se divertir. Mais tarde, à medida que crescem e se apropriam da Teoria da Mente e de elementos de comunicação mais sofisticados, eles entendem os jogos de palavras e podem decidir de forma autônoma se as piadas parecem divertidas ou não.

No entanto, o que deve ficar claro é que piadas pesadas geralmente não são bem recebidas, nem por crianças nem por adultos. E às vezes eles não são apenas de mau gosto, mas podem criar um desconforto profundo nas crianças.

Como as piadas dos adultos influenciam as crianças? Insegurança e angústia:

Os danos que as piadas pesadas causam às crianças:

Piadas como “Seu pai comeu o lobo” ou “Sua mãe foi morar em outro planeta e não virá mais para você” são ideias que as crianças podem assumir como verdade porque não entendem que não podem realmente acontecer Quando a criança processa essa terrível notícia, ele não ri, não gosta, ao contrário, fica angustiado. De fato, há muitos adultos que ainda se lembram dessas piadas desagradáveis ​​desde que foram queimados com fogo em suas mentes, tornando-se um de seus principais terrores infantis.

As crianças têm um pensamento mágico, o que significa que tudo em sua mente pode acontecer. Portanto, as pesadas piadas sobre seus pais, que são sua principal fonte de apoio e segurança emocional, são muitas vezes extremamente desestabilizadoras. Em geral, qualquer piada que possa representar uma fonte de ansiedade e angústia, uma vez que mina os fundamentos da confiança infantil, pode acabar se tornando um medo que prende a criança, especialmente se essas piadas forem repetidas com frequência.

Como as piadas dos adultos influenciam as crianças?
Como as piadas dos adultos influenciam as crianças?

Esses tipos de piadas também podem gerar um sentimento de culpa. Não devemos esquecer que o mundo da criança é altamente egocêntrico e auto-referencial, o que significa que, para a criança, tudo gira em torno dele. Portanto, se nós brincamos que alguém amado sofreu danos, é provável que a criança se pergunte se foi culpa deles e acabam acreditando que é assim.

Como as piadas dos adultos influenciam as crianças? As crianças também merecem respeito

As crianças, como os adultos, merecem respeito. Não devemos nos sentir superiores apenas porque somos pessoas mais velhas, com mais conhecimento e experiências de vida. É verdade que pode ser bom ver o rosto de angústia de uma criança antes de uma piada pesada, mas isso implica brincar com seus sentimentos, uma atitude que não é admissível em nenhuma circunstância.

Se queremos que as crianças se tornem adultos respeitosos, devemos tratá-las com respeito e protegê-las, não as tornando alvo de piadas pesadas que afetam seu equilíbrio emocional. Em vez disso, devemos pensar sobre o que nos motivou a fazer esse tipo de piada. Provavelmente é porque não encontramos outro modo mais assertivo de se comunicar com a criança.


Como as piadas dos adultos influenciam as crianças?

Fique sempre por dentro das nossas postagens e se gostou da postagem “Como as piadas dos adultos influenciam as crianças“, não deixe de compartilhar com seus amigos nas redes sociais e também deixe um comentário aqui em nosso site com sua opinião e sugestões para outras postagens.

Curta e Compartilhe com seus amigos: @SÓ ESCOLA.