Jeito ou geito

Geito ou Jeito? Qual a diferença? Com vários significados possíveis, a palavra “jeito” confunde muito na hora da escrita. Algumas pessoas trocam o “j” por “g” e acabam escrevendo “geito”, forma que está incorreta.

Acompanhe os exemplos e saiba como usar adequadamente a palavra sem erro:

Geito ou Jeito: descubra a forma correta de escrever a palavra

Jeito

A palavra tem origem do latim “jactu” (arranjo, habilidade) e é classificada como um substantivo masculino. Assim, a sua adaptação para o português seguiu a origem e também adotou a letra “j” como inicial. Além disso, frequentemente a consoante “j” é utilizada antes de ditongos “ei”. Obviamente, há exceções a essa regra, como as palavras estrangeiro e passageiro.

Assim como a palavra em latim, “jeito” também é sinônimo de arranjo, habilidade, mas pode adotar também outros significados. Pode significar tanto uma habilidade quanto um constrangimento, algo a ser ajeitado ou quase uma ofensa. Tudo isso depende da conotação que se dá à fala e o emprego da palavra.

Repare nas frases a seguir os diferentes sentidos que a palavra pode adotar.

  • Ele tem muito jeito com ferramentas. (habilidade)
  • Não tem jeito, vamos ter que encerrar a conta. (probabilidade)
  • Dei um mau jeito no pé ontem. (lesão)
  • Eu fico sem jeito de falar na frente de todo mundo. (constrangimento)
  • Eu dou um jeito nisso logo. (reparo)
  • Esse foi o meu jeito que encontrei de resolver o problema. (maneira)
  • Você não tem jeito, é sempre assim! (conotação negativa)

Jeito ou geito

Geito

A palavra escrita com a letra “g” não existe na língua portuguesa. Para se escrever a palavra deve ser utilizada somente a consoante “j”, formando “jeito”.

Homofonia

A dúvida na escrita entre “j” e “g” é justificada através de um fenômeno linguístico do português, a homofonia. Ela explica as palavras que possuem a mesma fonética, como é o caso das consoantes “g” e “j”.

Saiba mais:

Geito ou Jeito – Vídeo

Ainda com dúvidas no uso destas palavras? Afinal é Jeito ou geito?