Ansioso ou ancioso

Ansioso ou ancioso? Qual a diferença? Como se escreve? A utilização do “c” ou “s” sempre causa dúvidas na língua portuguesa. Essa é uma das dificuldades desde que se aprende língua nos anos iniciais. No caso de “ansioso” e “ancioso”, essa dúvida gera muitos erros. Apesar do mesmo som em ambas palavras, a escrita com “c” é incorreta.

Confira os exemplos e as explicações a seguir não ter mais dúvidas na palavra “ansioso”:

Ansioso ou Ancioso: qual dos dois usar?

Ansioso ou ancioso

Ansioso

O adjetivo é utilizado para caracterizar pessoas com ansiedade, alguma inquietação momentânea, impaciência ou preocupação. A palavra tem origem do latim “anxiosus”, que significa justamente algo como “inquietude”. Entre as variações e adaptações que a palavra foi sofrendo na língua portuguesa, “ansioso” e “ansiedade” acabaram sendo criadas.

Ansioso pode ser utilizado como sinônimo das seguintes palavras: aflito, preocupado, nervoso, inquieto, impaciente, agoniado, entre outras. Sendo utilizado no feminino ele segue a mesma lógica, modificando apenas o gênero.

Confira alguns exemplos com o adjetivo nas frases a seguir:

  • Estou ansioso para essa prova.
  • Eu sou muito ansioso, preciso me acalmar.
  • Ele estava ansioso com o resultado dos exames.
  • O ansioso é uma pessoa sofre os efeitos colaterais da ansiedade.
  • Nunca fui ansioso, não sei o que está acontecendo.

Ancioso

Essa forma de escrita, embora adotada por muitos, está incorreta.  A palavra “ansioso” e todas as suas semelhantes são escritas com a letra “s”.

Ânsia

O adjetivo “ansioso” não apenas tem ligação com a palavra “ânsia” como também origem. É formado pela derivação do sufixo “oso” ao substantivo “ânsia”.

Sufixo

O sufixo “oso”, empregado na formação da palavra, é utilizado para dar sentido de algo “cheio de”. Nesse caso, uma pessoa ansiosa é “cheia de ânsia”, por exemplo. Há outras palavras na língua portuguesa que foram adaptadas com o sufixo para dar a mesma ideia, como choroso, amistoso, corajoso e espirituoso.

Ansioso ou Ancioso – Vídeo

Você fica ansioso ou ancioso quando tem de escrever esta palavra? Depois de ver nossas dicas não ficará mais!

Confira mais em: