Como evitar que as crianças se deixem manipular?

Como evitar que as crianças se deixem manipular? Quando as crianças começam a frequentar a escola, elas expandem seu círculo social. Eles não se relacionam mais apenas com suas famílias e crianças da vizinhança sob o olhar atento de seus pais, mas também começam a ter colegas e atividades extracurriculares.

Esses tipos de relacionamento são muito enriquecedores e, pouco a pouco, as crianças formarão grupos, onde se sentirão mais seguros e integrados.

Quando vínculos sociais positivos são estabelecidos, o grupo ajuda as crianças a desenvolver sua personalidade e reforça sua auto-estima. No entanto, quando essas relações são baseadas na manipulação e geram dependência emocional, as crianças perderão sua identidade.

Como evitar que as crianças se deixem manipular?

Para crianças e adolescentes, o grupo desempenha um papel importante, por isso é normal que eles aceitem certas normas de grupo e, em alguns casos, sigam seu líder. No entanto, as crianças devem entender que um grupo é muito mais rico se cada membro mantiver sua personalidade e trazer algo único.

Para conseguir isso, desde tenra idade você deve ensinar seu filho que somos todos diferentes, você pode se sustentar lendo histórias como “A nova camisa”, “O clube dos raros”, “Um caso sério de listras”, “O monstro colorido” ou ” O rebanho “, onde tópicos como identidade dentro do grupo e a importância de encontrar o nosso próprio caminho são abordados. Se você educar seu filho em um ambiente de respeito pela diversidade, você desenvolverá a confiança de que não precisa ser manipulado.

Como evitar que as crianças se deixem manipular?

Por que uma criança pode ser anulada e manipulada por outra?

Todos nós podemos ser vítimas de uma pessoa manipuladora, as crianças são ainda mais vulneráveis porque nem sempre sabem reconhecer esses comportamentos. Sua personalidade ainda não foi totalmente formada, então eles são como esponjas procurando por modelos inspiradores que possam imitar. Se um pouco mais passivo com problemas de auto-estima encontra uma criança autoritária e manipuladora , ele pode cair rapidamente em sua rede.

Também é comum que as crianças permitam que outras pessoas as anulem como estratégia de defesa. Se a criança acredita que não tem autonomia ou força suficientes, geralmente porque tem um conceito ruim de si, é provável que procure a proteção de outra criança mais forte que a defenda dos outros.

Veja também: Sinais que indicam que uma criança está sendo manipulada


Como evitar que as crianças se deixem manipular?

Fique sempre por dentro das nossas postagens e se gostou da postagem “Como evitar que as crianças se deixem manipular?“, não deixe de compartilhar com seus amigos nas redes sociais e também deixe um comentário aqui em nosso site com sua opinião e sugestões para outras postagens.

Curta e Compartilhe com seus amigos: @SÓ ESCOLA.