Benefícios do ditado criativo com espaços para crianças

Benefícios do ditado criativo com espaços para crianças – Nos últimos anos, o ditado criativo com espaços tornou-se uma ferramenta muito útil na educação infantil. 

Basicamente, é um método através do qual o professor lê um texto, pulando certas palavras, e os alunos devem escrever o que ouvem e completar esses espaços para dar um sentido coerente à escrita.

Na variante mais comum, o professor fornece aos alunos uma série de termos que devem ser colocados nos espaços, mas há também outro tipo de ditado em que os alunos devem encontrar por si mesmos as palavras mais adequadas para completar os espaços.

Em qualquer caso, é um excelente recurso para ensinar às crianças novas palavras e familiarizá-las com sua pronúncia, embora esse não seja o único benefício que reporta ao desenvolvimento infantil.

3 Benefícios do ditado criativo com espaços para crianças 

Benefícios do ditado criativo com espaços para crianças

  1. Criatividade de poder. O ditado criativo com espaços é um excelente exercício para aumentar a criatividade e agilidade mental em crianças, especialmente quando elas próprias precisam encontrar as palavras para completar os espaços. A busca pelos termos para dar sentido ao texto estimula a associação de idéias, fortalecendo a relação entre conceitos e estruturas neurais. Desta forma, as crianças podem criar seus próprios textos e participar ativamente de sua aprendizagem.
  2. Estimula o pensamento lógico. No ditado criativo, não é importante apenas que as crianças reconheçam e reproduzam as palavras que ouvem, mas também seja capaz de dar-lhes um sentido coerente para completar os espaços com as palavras exatas e criar frases que tenham uma estrutura lógica. Só então eles poderão reproduzir o texto original seguindo um thread comum. Isso explica por que os ditados criativos com espaços contribuem para estimular o pensamento lógico desde cedo e servem para ajudar as crianças a dominar a relação entre diferentes conceitos.
  3. Treine a memória. O ditado criativo, como o tradicional, também é um exercício ideal para treinar a memória de curto prazo, já que as crianças precisam lembrar o texto por alguns minutos e depois reproduzi-lo. Em adição, não é um tipo de espaços ditado criativas em que, pelo o fim do texto ditado, o professor mostra algumas palavras para as crianças para “consertar” e, depois de retirar -los , preenchê nos espaços em branco. Esse tipo de ditado não apenas treina a memória de curto prazo, mas também a memória visual.

Benefícios do ditado criativo com espaços para crianças 

Fique sempre por dentro das nossas postagens e se gostou da postagem, não deixe de compartilhar com seus amigos nas redes sociais e também deixe um comentário aqui em nosso site com sua opinião e sugestões para outras postagens.

Curta e Compartilhe com seus amigos: @SÓ ESCOLA.