Por que a poesia infantil é tão importante?

Por que a poesia infantil é tão importante? A poesia é muito mais que palavras escritas com ritmo.

Muitas crianças preferem histórias infantis clássicas, mas a poesia também é uma excelente ferramenta para estimular a aprendizagem, melhorar o vocabulário e fortalecer os laços emocionais. Na verdade, as crianças ‘s poesia é muito mais do que entretenimento, é um recurso educacional que estimula o desenvolvimento emocional, cognitivo e comunicativo,enquanto melhora a aquisição de novos conhecimentos e valores estéticos.

Apreciou-se que, em comparação com crianças que crescem ouvindo apenas histórias infantis, aqueles que gostam de poesia desenvolvem melhores habilidades lingüísticas e cognitivas e têm uma expressão corporal mais espontânea. No entanto, estas não são as únicas vantagens da poesia para crianças, existem muitas mais.

Por que a poesia infantil é tão importante?

Muitos pais pensam que a poesia é simplesmente uma forma mais bela de expressão, mas na realidade é muito mais do que isso. A poesia é também estética, ritmo, criatividade, imaginação e conhecimento. A poesia não só entretém as crianças, mas também estimula o seu desenvolvimento.

Algumas das vantagens de ler poemas para crianças são:

  • Favorece o desenvolvimento da linguagem, uma vez que geralmente usa frases mais complexas e elaboradas do que as histórias.
  • Desenvolve novas habilidades de comunicação e aumenta a expressão verbal, principalmente através de rimas.
  • Enriquece a assimilação e o uso de novas palavras que ampliam consideravelmente o vocabulário das crianças.
  • Permite apreciar a musicalidade e as imagens da linguagem com maior facilidade.
  • Favorece a compreensão de conceitos cada vez mais complexos que estimulam o desenvolvimento do pensamento e da linguagem.
  • Estimula o gosto pela leitura , o que favorece a formação do hábito da leitura desde cedo.
  • Fortalece o vínculo afetivo da criança com seus pais, ajudando -o a expressar suas emoções livremente.
  • Incentiva a criatividade, a imaginação e a compreensão , o que é muito importante quando se trata de resolver conflitos que possam aparecer no estágio infantil.
  • Estimula a memória auditiva e rítmica das crianças , assim como a memória visual.
  • Promove a formação de valores estéticos, uma vez que a poesia é sempre uma expressão da cultura e da sociedade em que a criança deve ser inserida.
  • Aumenta a aprendizagem artística através do ritmo e musicalidade.
  • Favorece a aprendizagem significativa de novos conhecimentos que ajuda a formar uma visão mais integrada do mundo.
Por que a poesia infantil é tão importante?
Por que a poesia infantil é tão importante?

3 Dicas para incutir em seu filho um gosto pela poesia

  1. Leia poesia adequada à sua idade: De um modo geral, as crianças adoram que seus pais as leiam. De fato, não importa se é uma história ou uma poesia, a chave está em criar um momento mágico e estabelecer uma conexão emocional. Portanto, se você quiser incentivar o gosto pela poesia, escolha alguns versos com rima, cujo conteúdo seja apropriado para a idade da criança. No começo, é recomendado que sejam poemas curtos e, é claro, que você os leia com entonação.
  2. Motive para dramatizar: Uma estratégia muito eficaz para motivar as crianças a ler poesia é incitá-las a dramatizar os poemas. Deixe a criança escolher um poema de que goste e deixe sua imaginação voar enquanto os versos correm. Incentive-o a se disfarçar e dar vida a um dos personagens. Na verdade, você pode fazer juntos uma pequena peça em casa inspirada nos versos.
  3. Incentive-o a memorizar seu poema favorito: Motivar a criança a memorizar os versos de um poema é outro truque para encorajar seu gosto pela poesia. Uma vez que você aprendeu, você pode pedir a ele para recitá-lo como uma família.