Quando as crianças são amadas, elas aprendem a amar

Quando as crianças são amadas, elas aprendem a amar – O amor saudável é a chave em todas as famílias.

Há coisas que não são ensinadas na escola, para as quais não há manuais e que não são aprendidos ao ouvir um discurso bem fundamentado. O amor é um deles. As crianças aprendem a amar quando recebem amor durante a infância, quando seus pais lhes dão cuidados sensíveis.

Veja ainda: Não quebre os sonhos de seus filhos: Os filhos são delicados

As primeiras experiências nos marcam para toda a vida

Recentemente, um estudo publicado na revista Child Development revelou que o melhor preditor do sucesso das crianças, bem como a sua estabilidade emocional, não é estimulação precoce, disciplina e até mesmo educação em valores, mas sim a sensibilidade dos pais .

Esses psicólogos descobriram que, aos 30 anos de idade, as crianças que tinham pais disponíveis emocionalmente não só tinham melhores notas na escola, mas também eram mais maduras e emocionalmente estáveis.

A disposição emocional dos pais é nada mais do que saber como capturar as necessidades de seus filhos e satisfazê-los rapidamente, com amor. As crianças que foram criadas dessa maneira, especialmente durante os três primeiros anos de vida, desenvolverão um apego seguro, o que implica que eles estarão mais abertos a novas experiências e que serão mais confiantes e independentes.

Nosso crescimento emocional dependerá das primeiras sementes que nossos pais plantaram. Se eles semearam as sementes do amor incondicional, é provável que se tornem adultos que sabem amar, que não tem medo do compromisso e que não desenvolvem dependência emocional ou sufocam outros com um carinho possessivo.

Pelo contrário, se nossos pais costumassem condicionar seu amor ao nosso bom ou mau comportamento, é provável que nos tornemos adultos dependentes das opiniões dos outros, pessoas que acreditam que não merecem o amor.

Quando as crianças são amadas, elas aprendem a amar:

Cinco chaves para educar com amor

1. Fornecer amor incondicional

Somente o amor incondicional alimenta uma auto-estima saudável . Portanto, certifique-se de que seus filhos sabem que você os ama, mesmo que eles estejam errados, mesmo que eles nem sempre atendam suas expectativas e mesmo que se comportem mal. Não fique cansado de dizer-lhes que você os ama, especialmente depois de um repreensão, porque será quando eles mais precisam dessas palavras. Não se esqueça de que é possível disciplinar com amor.

2. Respeite sua individualidade

O amor não só implica carinho, mas também respeito. O excesso de amor pode causar tanto mal quanto a falta de amor. Portanto, é importante que você esteja ciente de que seus filhos não são sua propriedade e aprendem a respeitar seus gostos, levam em conta suas decisões e aumentam sua autonomia. Desta forma, as crianças aprenderão a amar sem possuir.

3. Dedique o tempo

O amor não é apenas demonstrado por palavras, mas também por fatos. Nesse sentido, o melhor presente que você pode oferecer aos seus filhos é o seu tempo. Certifique-se de gastar tempo de qualidade com eles, momentos em que todos gostam da empresa. Lembre-se que é naqueles momentos em que você constrói os laços emocionais que te amarrarão para sempre.

4. Ouça-o

A maioria dos pais muitas vezes subestima os problemas e preocupações de seus filhos, pensando que “trata-se das coisas das crianças”. É provável que suas dificuldades sejam pequenas, em comparação com os problemas que você terá que enfrentar mais tarde em sua vida, mas nesse mesmo momento, para seu filho, esses problemas são importantes. Portanto, ele não espera que seus pais os evitem, mas que lhes ofereçam ajuda ou simplesmente apoio emocional.

5. Motivar

Amar não é ligar, mas ajudar a pessoa a espalhar suas asas para que ele possa voar o mais longe possível. O verdadeiro amor não é uma prisão, mas permite que o outro cresça. Portanto, é importante que você não sobreproteie seus filhos, mas os motive a descobrir o mundo. Seu papel não é resolver seus problemas, mas ser um suporte em momentos difíceis.