Atividades para crianças com déficit de atenção

Atividades para crianças com déficit de atenção – Ferramentas para que eles possam melhorar sua concentração se divertindo.

Viver com uma criança com Déficit de Atenção pode ser frustrante e avassalador, mas, como pais, tenho certeza de que há muito que você pode fazer para ajudar a controlar e reduzir os sintomas. Pais com amor, paciência e amor podem ajudar seus filhos a superar desafios diários, canalizar sua energia de forma positiva e alcançar maior tranquilidade e bem-estar para todos em casa. É necessário abordar os problemas das crianças, dando-lhes a oportunidade de ter sucesso na vida.

Crianças com Déficit de Atenção geralmente têm dificuldade para pensar, planejar para o futuro, organizar, controlar impulsos e concluir tarefas. Isso significa que você precisa de tempo para assumir as tarefas e também pode precisar de orientação adicional enquanto a criança adquire habilidades que garantem um melhor funcionamento.

Veja também:

Além disso, é importante lembrar que uma criança com Déficit de Atenção que não presta atenção, que incomoda ou que seu comportamento é exasperante … não o faz deliberadamente. As crianças com Déficit de Atenção querem ficar quietas, querem arrumar seus quartos e também querem se organizar … querem fazer as coisas bem, mas não sabem como fazê-lo. Para uma criança com Déficit de Atenção, isso pode ser frustrante … se você tiver isso em mente, será mais fácil responder positivamente ao apoio de seu filho. Com paciência, compreensão e muito amor, você pode ajudar seu filho e tornar sua casa estável e feliz.

Uma maneira de conseguir isso é que, além de fornecer todo o apoio que você precisa em casa e na escola, atividades que o motivam e que ajudam você a ter uma melhor concentração e autoconfiança são incentivadas. Embora as atividades dependam dos gostos pessoais do seu filho, aqui estão algumas atividades que podem ajudá-lo a melhorar suas habilidades.

Atividades para crianças com déficit de atenção: Esportes na natureza

A maioria das crianças com Deficit de Atenção com ou sem hiperatividade (ou não), ama estar ao ar livre.

Atividades para crianças com déficit de atenção
Criança jogando bola

Exercícios no campo, como ciclismo ou caminhadas, são especialmente bons para as crianças que têm muita energia. Ao contrário de outros esportes de equipe, como basquete ou futebol, você não tem que competir e você pode estar constantemente em movimento, aproveitando suas habilidades e concentrando seus movimentos.

Atividades para crianças com déficit de atenção: Palavras cruzadas e quebra-cabeças

Atividades para crianças com déficit de atenção

Todos nós devemos fazer quebra-cabeças e palavras cruzadas, muitas vezes para estimular a nossa mente e isso é que eles são ótimas ferramentas também para crianças com déficit de atenção . Palavras cruzadas melhoram a atenção em palavras e capacidade de sequenciamento, enquanto um quebra-cabeça ajuda as crianças a encontrar maneiras de moldar a imagem, melhorando a concentração.

Atividades para crianças com déficit de atenção: Jogos de memória e concentração

Esses jogos também seriam necessários para todos, mas para as crianças com Déficit de Atenção também são uma boa ideia. Por exemplo, jogos de cartas para estimular a atenção ou a memória, jogos como o Simon, são ótimas ideias para estimular a memória e a concentração através do jogo. Esses jogos são rápidos e divertidos e isso vai motivar as crianças a se lembrarem de se divertir mais .

Jogos de memória e concentração

Estímulos visuais e auditivos vão gostar de você e através de repetidos jogos seus circuitos cerebrais serão exercitados, serão desafiados a vencer e reforçarão as conexões para que ele melhore sua atenção. Além disso, existem alguns jogos de computador na Internet que também podem ajudá-lo a melhorar a concentração e a memória.

Atividades para crianças com déficit de atenção: Musicas

Ao contrário de outras atividades que funcionam no lado direito ou esquerdo do cérebro, os exercícios musicais funcionam em ambos os lados do cérebro ao mesmo tempo. É uma forma de treinar a mente para realizar atividades de multitarefa . Se seu filho estiver em uma banda, orquestra ou coral, ele estará aprendendo a trabalhar como parte de um time e também irá melhorar suas habilidades.

Atividades para crianças com déficit de atenção: Musicas
Atividades para crianças com déficit de atenção: Musicas

Outras atividades positivas podem ser: natação, teatro, jogos de tabuleiro (como xadrez ou damas) … mas televisão ou videogames melhor com um tempo limitado!