O que fazer se meu filho morde

O que fazer se meu filho morde: A primeira coisa é entender as emoções dos pequenos.

Entender porque uma criança morde é fundamental para combater o problema e encontrar as soluções mais adequadas. Nem todas as crianças mordem porque sentem raiva ou porque querem magoar os outros, mas as crianças que não têm boas habilidades linguísticas podem morder para mostrar suas emoções. As crianças pequenas não conseguem realmente entender a quantidade de dor que estão causando.

Veja ainda:

Uma criança quando ele morde outra pode chamar a atenção dos adultos dizendo que ele não deveria fazer isso. Quando uma criança morde outra, é importante vê-la como uma forma de comunicação, isto é, a criança quer expressar algo que não sabe dizer em palavras.Portanto, não se deve pensar que é um mau comportamento. Uma vez que isso seja entendido, pode-se entender que existem mais maneiras de responder a essa atitude. 

Assim, os pais podem ver por que as crianças mordem e em que situações o fazem exatamente. Mas é necessário lembrar que cada criança é um mundo e que as soluções que servem para um, não têm que servir para os outros.

O que fazer se meu filho morde: Por que as crianças mordem?

As crianças podem morder por diferentes razões e é necessário perceber, a fim de redirecionar a situação. Algumas circunstâncias em que as crianças podem morder são:

  • Expresse emoções Crianças pequenas podem morder para expressar amor intensamente e elas não sabem como mostrar isso de outra maneira. É uma maneira de mostrar amor. Eles também podem morder para mostrar emoções negativas, como raiva, raiva, frustração, raiva …
  • Experimento As crianças pequenas aprendem como o corpo delas funciona através da experimentação, elas também podem morder porque se sentem muito nervosas.
  • Dentição Os bebês podem morder porque estão dentados e suas gengivas doem devido à liberação dos dentes de leite.
  • Para defesa. As crianças pequenas podem aprender a morder como uma técnica de defesa (especialmente quando elas ainda não falam e não podem expressar suas emoções). Quando uma criança se sente ameaçada e fica nervosa, ele pode morder … Quando mordem, o agressor se afasta e deixa de ser uma vítima.
  • Pelo controle. Algumas crianças aprendem a morder para fazer os outros fazerem o que querem, às vezes não fazem isso conscientemente. Quando uma criança pequena morde a família, pode ser para ganhar poder … e é uma maneira rápida de ganhar atenção.

O que fazer se meu filho morde: Por que as crianças mordem?

O que fazer se meu filho morde – Faça isso agora mesmo

  • Ensine a ele o que está errado. Quando seu filho morde você tem que dizer palavras fortes: “Isso é errado, não morda” ou “não” muito firme. Se você está em um grupo, você deve tirá-lo da situação e explicar que isso não é feito e que ninguém gosta dele.
  • Ensine-o a expressar suas emoções. Quando as coisas se acalmarem, é necessário ajudar a criança a expressar seus sentimentos. Seja para mostrar amor, raiva ou para se defender, é necessário mostrar a eles como dizer coisas quando você ama alguém ou quando não quer que alguém o incomode. Por exemplo, quando você não quer que alguém o incomode, você pode empurrar o ombro de outra criança ligeiramente, isso não vai te machucar e deixar uma mensagem muito clara. Ou se você está com raiva, você deve procurar a ajuda do adulto.
  • Mantenha a calma. Além de ensinar seu filho, é necessário ter certeza de que o outro filho está bem. Você também terá que manter a calma, estabelecer bons limites e não culpar ou punir … simplesmente estabeleça claras conseqüências caso isso aconteça novamente. Assim, a criança terá a liberdade de escolher a ação. As punições só provocarão raiva e ressentimento, as consequências ajudarão você a antecipar suas ações e a escolher o que deseja fazer.

Outras sugestões em: Como estimular a autonomia das crianças na educação infantil?