Aspectos importantes da dislexia que você precisa saber

Aspectos importantes da dislexia que você precisa saber: Para entender melhor as necessidades de uma criança com este distúrbio de aprendizagem.

Há muitos pais que atualmente ouvem a palavra “dislexia” todos os dias e, em muitos casos, referem-se às dificuldades de leitura e escrita que seus filhos apresentam. Este sabem que têm uma criança que vai enfrentar muitas lutas em sua vida, especialmente em relação aos estudos … e prenda-o com a motivação certa conseguir superar -los e ter uma grande força interior (esta parte é muitas vezes esquecida no diagnóstico, mas é importante que os pais se lembrem disso todos os dias).

Mais em: Apostila de atividades para trabalhar dislexia

A dislexia nunca desaparece, não há medicação que faça desaparecer os sintomas, parece uma deficiência invisível, com ou sem diagnóstico, que submete a vítima a muitos desentendimentos e críticas por coisas que estão fora de controle. Mas não é uma deficiência, nem deve limitar a aprendizagem da pessoa que sofre de dislexia. Você apenas tem que respeitar seus ritmos e sua maneira de aprender, respeitando suas idiossincrasias. 

Aspectos importantes da dislexia que você precisa saber

Hoje eu quero escrever um artigo para todas aquelas pessoas que se sentem confusas sobre a dislexia, especialmente para aqueles pais que tentam fazer os outros acreditarem que seus filhos não vão longe. Quando alguém lhe diz isso, simplesmente pare de ouvir e se concentre em ajudar seu filho, dependendo de suas necessidades, mas nunca (nunca!) Jogue a toalha ou pense que seu filho não é capaz.

Ler diferentemente

Leia diferente, mas isso não significa que você está lendo isso errado. A anatomia do cérebro de uma criança disléxica é diferente porque a área que compreende a linguagem funciona de maneira diferente nesses indivíduos. O cérebro tem de traduzir os símbolos de páginas (letras) em sons. Os sons devem ser combinados para formar palavras significativas.Partes do cérebro que fazem isso não estão bem desenvolvidos no cérebro com dislexia, para que as crianças afetadas devem treinar mais para ficar ainda precisam de métodos compensatórios para reforçar a sua leitura como livros sensoriais múltiplas ou livros de áudio para manter conhecimento dia dado em sala de aula.

Aspectos importantes da dislexia que você precisa saber
Aspectos importantes da dislexia que você precisa saber

Ler mais não vai superar a dislexia

Pessoas e profissionais que não entendem de dislexia pensam que as crianças que sofrem com isso só precisam ler mais para serem “curadas” … e nada está mais longe da realidade.Durante a leitura, uma criança disléxica tem grandes benefícios (como estimular a imaginação, ter mais informações), mas não o ajudará a se tornar um leitor melhor nem a superar a dislexia. Por esta razão, forçar uma criança disléxica a ler mais da forma tradicional só os fará sentir-se frustrados, sentir raiva e ter problemas comportamentais.

Eles não são preguiçosos

Uma criança com dislexia que não é diagnosticada pode ser rotulada de preguiçosa ou preguiçosa na escola ou em casa, e infelizmente acabam acreditando nisso. No entanto, este não é o caso. Você apenas tem que entender que eles não ouvem as instruções com muitos passos seguidos, quando você está dizendo que o terceiro ainda está processando o primeiro. Na escola que vai custar mais para ler e não é culpa dele nem isso significa que se esforça menos … Além disso, você pode se esforçar para mais porque lhes custa mais tempo fazendo lição de casa, e é muito mais exausto, eles precisam de uma pausa!

É muito provável que uma criança com dislexia precise de adaptações na escola para poder atender adequadamente às demandas escolares. Talvez um exame oral é melhor do que um exame escrito ou um exame escrito pode tomar as modificações necessárias, a fim de ser bem sucedido … O que é importante é considerar habilidades da criança, e não apenas as suas limitações, o que precisa fazer o melhor?