O cérebro e as rotinas de uma criança

O cérebro e as rotinas de uma criança – O cérebro de uma criança pequena ainda estará em uma fase de desenvolvimento importante, especialmente a parte do cérebro que é capaz de planejar e fazer previsões sobre o futuro.

O cérebro e as rotinas de uma criança

Uma rotina ajuda as crianças a praticar e fazer essas previsões simples, bem como a compreender conceitos como “antes e depois”. As rotinas também ajudam as crianças a desenvolver o autocontrole, pois sabem que precisam esperar até certo ponto para fazer uma atividade particular. Um cronograma regular promove a responsabilidade e a independência porque as crianças poderão fazer mais atividades por conta própria se tiverem feito as mesmas atividades muitas vezes antes no mesmo ambiente.

O cérebro e as rotinas de uma criança
O cérebro e as rotinas de uma criança

Uma rotina é especialmente importante, especialmente em momentos difíceis, como a hora de dormir ou se vestir de manhã. Quando há uma rotina no lugar, geralmente há pouca discussão sobre isso porque as expectativas comportamentais são tomadas como garantidas. Portanto, uma vantagem importante de estabelecer rotinas é que o estresse será reduzido por si só. Manter uma rotina pode parecer uma tarefa impossível quando é difícil manter um cronograma estruturado com as mudanças que geralmente estão na família, mas mesmo a implementação da rotina mais pequena pode fazer uma grande diferença.

Veja mais: