Hipótese silábica

Hipótese silábica: Os alunos que estão nessa hipótese passam por uma significativa evolução, pois compreendem que a escrita é a representação da fala e estabelecem relação entre grafemas e fonemas, percebendo os sons da sílaba e atribuindo a cada sílaba uma letra, que pode ou não ter o valor sonoro convencional.

Com Emília Ferreiro, passamos a compreender melhor a importância de se propor a interação entre alunos em diferentes hipóteses, pois eles aprendem e se desenvolvem a partir desse confronto, durante as interações e nas relações estabelecidas em práticas de linguagem significativas.

Nossa prática educativa deve prever e oportunizar momentos para esses alunos em diferentes hipóteses. Nosso foco deve ser no que eles já sabem, e não no que eles ainda não sabem. Essas atividades devem ser organizadas e desenvolvidas levando em conta os agrupamentos produtivos.

Veja também:

Hipótese silábica – Atividades para imprimir

Hipótese silábica com sugestões de Atividades para imprimir Hipótese silábica com sugestões de Atividades para imprimir Hipótese silábica com sugestões de Atividades para imprimir Hipótese silábica com sugestões de Atividades para imprimir