Dinâmica de coletividade

Dinâmica de coletividade: Para abrir o debate sobre a importância do trabalho em equipe, com solidariedade, respeito e amor entre todos, apresentarei aos alunos um desafio.

Dinâmica de coletividade

No centro da sala, no chão, haverá um emaranhado de barbantes, como uma rede de pesca, onde estarão enroscados lápis, borrachas, colas e outros materiais escolares, em uma alusão aos desafios que os marinheiros juntos terão que enfrentar em suas navegações.

Dinâmica de coletividade
Dinâmica de coletividade

A ideia é que os alunos juntos, após um determinado tempo de 3 a 5 minutos, consigam da melhor maneira possível desenroscar todos os materiais. Vou dando dicas para auxiliá-los na tarefa. Não há problema se ao final do tempo eles não conseguirem soltar todos os materiais. Depois abrirei o debate com as seguintes perguntas:

  • A tarefa foi fácil ou difícil? Por que?
  • O que facilitou e o que atrapalhou?
  • Como foi sua participação?

Esse é o momento de chamar a atenção sobre os desafios que encontraremos no ano, mas que juntos, organizados e com respeito a todos, podemos resolvê-los. Se a turma não conseguiu retirar todos os materiais, explicarei que há coisas mais difíceis mesmo e que demandam mais tempo, mas que eles podem contar comigo para auxiliá-los.

Veja mais em: