Como ajudar uma criança a lidar com o estresse

Como ajudar uma criança a lidar com o estresse: O estresse negativo não é saudável, você precisa aprender a lidar com isso.

Há muitas situações que podem fazer as crianças se sentir estressadas e que você, se preocupe com elas. Você pode notar algumas mudanças em seu comportamento, como que seu filho já não é tão alegre, ele se sente irritável e parece estar quase sempre com um mau humor. Todos os dias ele faz sua lição de casa e também está voltado para atividades diferentes, então parece que ele está tendo dificuldade em adormecer.

Veja ainda:

 Os adultos tendem a falar sobre o estresse, mas em muitas ocasiões pode-se esquecer que as crianças também experimentam estresse. Crianças que estão preocupadas em fazer tudo bem e também se dar bem com os amigos, cuidar de sua família e seus animais de estimação. As crianças também experimentam períodos de estresse agudo, como quando um ente querido morre ou quando seus pais se divorciam.

Como ajudar uma criança a lidar com o estresse

Como adultos, podemos descobrir diferentes maneiras de lidar com o estresse em nossas vidas. Precisamos ser capazes de ensinar nossos filhos a fazer o mesmo. Mas, então, o que você pode fazer? Como você pode ajudar seu filho a lidar com o estresse com sucesso?

Como ajudar uma criança a lidar com o estresse

Estratégias rápidas para se acalmar

Quando as crianças experimentam estresse, elas precisam de estratégias simples para encontrar a calma.

  • Respirações profundas. A chave para uma boa respiração profunda é ter os movimentos na barriga e não no peito. Para conseguir isso, você tem que colocar uma mão na sua barriga e outra em seu peito. Quando você respira, o estômago deve estar em movimento. Quando você respira, o estômago deve se mover. Para torná-lo divertido para as crianças, você pode usar bolhas, moinhos de vento ou colocar um ursinho no estômago.
  • Imagine seu lugar favorito. Faça o seu filho imaginar seu lugar favorito no mundo. Pode ser a praia ou a floresta, torná-lo um lugar calmo. Certifique-se de que seu filho use seus 5 sentidos para pensar nesse lugar e “permanecer lá” por alguns minutos.
  • Escolha um número Às vezes, é fácil se concentrar em algo simples, como contar. Peça às crianças que escolham uma nova e compram sobre ela. Eles também podem escolher um número aleatório como 200 e contar de volta sete em sete. A mente vai se acalmar rapidamente.

Fale sobre estresse

As crianças precisam saber que o estresse existe e é por isso que é importante falar sobre isso. Uma maneira simples de perguntar sobre o seu dia é perguntar sobre as coisas boas que aconteceu – que você pode chamar de rosas – e as coisas ruins que aconteceu com você – que você pode chamar de espinhos -. Talvez a criança esteja relutante em falar com você, mas se você fizer isso em um lugar neutro, como o carro será um bom método para aprimorar a conversa.

 Escrever também é uma boa forma de comunicação. Você pode fazer um diário conjunto para falar sobre as coisas que geram estresse e, em seguida, encontrar soluções para fazê-los sentir melhor.

Simplifique o cronograma

Muitas crianças sentem pressão real para cumprir seus horários, por isso será necessário reestruturá-lo se necessário. Se seu filho tiver algo que ele gostaria de parar de fazer, não pense nisso e reduza seu horário em uma ou duas atividades por semana, para que eles possam reduzir o estresse. A simplificação de sua programação pode ter um benefício adicional, pois você pode permitir um tempo de descanso e ter liberdade para jogar, algo que, além de aliviar o estresse, é totalmente necessário para sua saúde e bem-estar.

Seja um bom exemplo

Como pais, somos os primeiros professores de nossos filhos. Eles observam nossos comportamentos e vêem o que fazemos quando estamos estressados. Temos que modelar boas estratégias de enfrentamento para serem saudáveis. As habilidades de enfrentamento de estresse podem ser: respiração, contagem de subtração, ir ao ginásio, fazer um crucigrama, ler, deitar na cama e fechar os olhos, ouvir música … procurar o seu.

Na próxima vez que você se sentir estressado, use uma habilidade de copiar e compartilhe esta informação com seu filho. Reconheça o que acontece com você: “Sinto-me estressado agora e preciso de um pouco de descanso. Vou ouvir música por 10 minutos.

Com informações do site Etapa Infantil.