Qual o significado do desenho infantil?

Qual o significado do desenho infantil? Desenho infantil e seu significado psicológico.

Um desenho pode valer mil palavras, especialmente se forem crianças pequenas, que acham difícil expressar o que sentem verbalmente. Portanto, o desenho infantil tem um enorme valor na compreensão do mundo emocional das crianças, conhecendo seus medos, preocupações e desejos.

Qual o significado do desenho infantil e seu significado psicológico?
Qual o significado do desenho infantil e seu significado psicológico?

Sobre quais aspectos devem ser corrigidos?

Antes de mais, é importante ter em conta a atitude da criança ao desenhar. Por exemplo, você está se concentrando no desenho ou você está fazendo movimentos com os lápis sem prestar muita atenção? Você está gostando da atividade ou está com raiva ou frustração? Devemos ter em mente que a inclinação natural para o desenho é um indicador da capacidade de aprender.

Outro aspecto a considerar é o espaço que ele ocupa no papel ao desenhar. Geralmente, quando eles enchem todo o espaço, eles se sentem seguros, seguros e abertos ao mundo. No entanto, quando a criança se limita a desenhar uma pequena parte do papel, é um sinal de introversão, timidez ou medo.

Qual o significado do desenho infantil e seu significado psicológico?

O tipo de acidente vascular cerebral também deve ser levado em consideração. É seguro e estável ou nervoso e interrompido? Uma vez que a criança dominou os traços, a velocidade e a pressão ao desenhar se tornam indicadores de impulsividade, falta de controle e ansiedade. No entanto, uma linha estável e segura indica uma vontade de aprender e autoconfiança.

Claro, as cores mais usadas no desenho também são um indicador importante do humor da criança. Por exemplo, a tendência para usar cores como vermelho e preto são sinais de alerta porque são sinais de impulsividade, agressividade ou tristeza acusada. Da mesma forma, o uso de uma ou duas cores pode ser preocupante, quando a criança tem à sua disposição mais cores para escolher. Neste caso, pode ser a preguiça, a apatia e a falta de motivação.

Os problemas mais comuns no desenvolvimento infantil que podem ser apreciados através de um desenho

  • Baixa auto-estima. Normalmente, são apagados e apagados continuamente, o que indica que a criança não se sente segura ou que teme a avaliação que outros fazem sobre seu desenho, o que o leva a seguir seus passos continuamente.
  • Discapacidade intelectual. Os desenhos geralmente são pobres, não contêm a quantidade de detalhes ou precisão esperada para sua idade. Geralmente, existe uma tendência a repetir os mesmos desenhos, sem introduzir mudanças significativas.
  • Déficit de atenção e impulsividade. O desenho é desorganizado e falta detalhes. É comum que a criança desenhe apenas os elementos que o interessam com figuras que parecem muito distorcidas. Nestes casos, é comum que eles ocupem todo o espaço no papel e, em muitos casos, não é suficiente para eles.
  • Agressividade As figuras costumam ter dentes muito proeminentes, braços muito longos e dedos com garras. Na verdade, desenhos de pessoas com linhas muito retas geralmente indicam raiva e ofuscação.
  • Ansiedade e medo Neste caso, aparecem traços nervosos, ou a criança pode ser desenhada dentro de um espaço fechado no qual ele busca refúgio. Os rostos das figuras geralmente não são muito expressivos, com expressões neutras.
  • Depressão Quando a criança está passando por uma situação conflituosa que gera tristeza, ele geralmente escolhe cores como cinza, preto e marrom. Além disso, geralmente é desenhado com uma expressão neutra ou triste e com os braços ligados ao corpo.

Qual o significado do desenho infantil e seu significado psicológico?

No entanto, ao analisar o desenho das crianças, o mais importante é ter em mente que não é uma ciência exata, então qualquer detalhe só pode levar a hipóteses que devem ser contrastadas na realidade.