Dicas para que as crianças aprendam a ler as horas

Dicas para que as crianças aprendam a ler as horas: Você sabe como ensinar as crianças a ler as horas do relógio?

Muitas crianças, à medida que crescem, começam a se interessar pelos relógios. Alguns sentem essa curiosidade muito cedo e outros demoram um pouco mais para motivar-se. No entanto, a verdade é que, mais cedo ou mais tarde, eles devem aprender a ler as horas, uma vez que esta é uma das primeiras habilidades matemáticas que devem desenvolver. 

Quando a criança está pronta para aprender a ler o relógio?

Algumas crianças começam a se interessar em aprender a ler o relógio, pois são muito pequenas; embora isso não signifique que eles já lidam com os conceitos básicos. Na verdade, não é até cerca de 5 anos de idade que a criança possui as habilidades necessárias para entender o que significa e como é medido. Nessa idade, eles já conseguem diferenciar entre os conceitos “hoje” e “amanhã” e têm uma noção bastante clara do tempo decorrido entre uma hora e outra.

No entanto, essas habilidades não são suficientes para aprender a ler as horas, também é necessário que a criança saiba como contar, pelo menos até os 60. Além disso, é importante entender que os números seguem uma ordem crescente que implica que o 3 é mais maior que 2 e menor que 4; Caso contrário, você não pode aprender as horas porque o tempo é pura matemática.

Uma vez que a criança entende o conceito de tempo e sabe contar até 60, ele estará pronto para desvendar os mistérios do relógio.

Dicas para que as crianças aprendam a ler as horas

Dicas para que as crianças aprendam a ler as horas

Como ensinar as horas de uma criança de forma divertida? Ensine a criança a ler as horas em 3 etapas:

1. Ensinar você a ler um relógio digital

Os relógios mais simples são digitais porque marcam o tempo preciso e você só tem que ler os números que aparecem na tela, então eles são uma excelente opção para começar a ensinar uma criança por vez. A tarefa é explicar que o primeiro número que aparece corresponde às horas e ao segundo aos minutos. Você deve explicar que o dia é dividido em 24 horas, que cada hora tem 60 minutos e cada minuto 60 segundos.

Para que a criança compreenda esta medida, você pode usar pedras de três cores diferentes, onde se significará as horas, outros minutos e o terceiro dos segundos. Desta forma, você pode explicar como, à medida que os segundos avançam, os minutos passam e as horas também passam. No início, será um pouco confuso, mas em breve você entenderá esse conceito.

2. Ajude-o a criar seu primeiro relógio de mãos

Quando a criança é capaz de ler o relógio digital, será hora de ensinar-lhe a ler as horas em um relógio . Uma boa estratégia é ajudá-lo a construir seu relógio de mão. Você pode usar um cartão e cortá-lo e usar duas palhetas ou lápis de diferentes tamanhos para representar as mãos do relógio. Você deve dividir a esfera em seções diferentes (que você pode distinguir com cores diferentes para torná-la mais divertida) para cada uma das horas e minutos (é preferível que você represente os 5 a 5 minutos).

Quando o relógio estiver pronto, você pode jogar para mover as mãos para a cor que a criança prefere de tal forma que juntas você identifique a hora marcada. Você pode deixar a criança fazê-lo aleatoriamente, mas você sempre terá que ler o tempo que você marcar.

3. Deixe-o jogar com o relógio

As crianças odeiam fazer as coisas por obrigação, por isso é conveniente fazer isso aprendendo um jogo. Deixe ele brincar com o relógio que você criou ou dar a ele um antigo para manipulá-lo, se ele tiver som, muito melhor. Você também pode aproveitar e comprar seu primeiro relógio de pulso, de preferência com as mãos, você se sentirá importante e estará mais motivado para aprender a ler o tempo.


Dicas para que as crianças aprendam a ler as horas

Se gostou da postagem, não deixe de compartilhar com seus amigos nas redes sociais e também deixe um comentário aqui em nosso site com sua opinião e sugestões para outras postagens.

Curta e Compartilhe com seus amigos: @SÓ ESCOLA