Skinner X Chomsky na Aquisição da Linguagem

Skinner X Chomsky na Aquisição da Linguagem: artigo enviado pelo nosso parceiro, professor “Marcos L Souza” – Pedagogo – Historiador – Escritor – Pesquisador.

Veja Também: 

Skinner X Chomsky na Aquisição da Linguagem

Skinner

Psicólogo e sua teoria de aquisição da linguagem e desenvolvimento, se baseia na concepção de que adquirimos e aprendemos de acordo com o ambiente, ou seja, se tenho um ambiente favorável e que me estimule a tal aquisição obedecendo a sequência teórica de “ Estímulo – Resposta e Reforço”. No caso do estímulo, podem ser utilizados estímulos visuais, auditivos e partindo desta teoria a criança irá consequentemente dar a resposta destes estímulos propostos. Quanto não há resposta por parte da criança, aí sim é proposto o reforço para que ela possa ser estimulada a dar a resposta. A teoria proposta se baseia no condicionamento, acreditando que a criança deve ser condicionada a dar uma resposta. Para Skinner o ambiente é de extrema importância para o desenvolvimento da aquisição da linguagem.  Skinner defende que se a criança se encontra em um ambiente com pouco estímulo de linguagem, a mesma não irá desenvolver as competências adequadas para tal aquisição.

Chomsky:

Linguista. Para Chomsky, a criança desenvolve a aquisição da linguagem por algo que desabrocha dentro dela somente, acontecendo naturalmente, independente do ambiente e dos estímulos oferecidos. Chomsky defende em sua teoria que a aquisição da linguagem é algo genético, acreditando que todos os seres humanos carregam uma gramática universal, seria como esta linguagem estivesse guardada em nosso Gene materno e o despertamento e interesse pela aquisição da linguagem acontecesse naturalmente sem necessitar de estímulos para tal. Chomsky propõe ainda que a criança entre 18 e 24 meses que mesmo que a criança esteja em um ambiente inadequado, precário, não tendo estímulos para auxiliar no desenvolvimento linguístico e nem a interferência da família em tal suposição, mesmo assim, a criança irá conseguir adquirir a aquisição da linguagem por conta deste Gene universal em que se baseia sua teoria, carregarmos dentro de nós.

Skinner X Chomsky na Aquisição da Linguagem

Curta nossa página no Facebook: @SÓ ESCOLA.