Sintomas de privação emocional em crianças

Sintomas de privação emocional em crianças: A falta de amor nas crianças afeta negativamente seu desenvolvimento.

A privação afetiva é um problema cada vez mais preocupante em uma sociedade onde muitos pais são forçados a passar a maior parte do dia trabalhando, então eles mal têm tempo para seus filhos. Como resultado, eles compram brinquedos para compensar a falta de atenção. No entanto, situações semelhantes dão lugar a uma falta afetiva porque nenhum brinquedo pode fornecer o carinho e a atenção dos pais.

De fato, crianças que passam muitas horas na frente da televisão ou com videogames não estão gostando do amor que os pais devem oferecer. Portanto, esse estilo educacional em que as crianças são deixadas nas mãos da tecnologia é altamente impessoal e pode levar a privação emocional.

Confira ainda: Emoção: Ela interfere no processo de retenção da informação

Sintomas de privação emocional em crianças – O que é a falta afetiva?

A privação afetiva é uma situação de falta de cuidado, atenção, apego e proteção por parte dos pais ou o cuidador habitual da criança. Esse problema pode ser causado por negligência e abuso, embora também possa ser visto em pais emocionalmente ausentes ou distantes que não dedicam tempo de qualidade aos seus filhos.

Como resultado, essa criança, que é realmente muito emocionalmente sensível e está preparada para pegar as pistas extravagantes mais sutis dos adultos, não se sente amada,mas percebe que ele é rejeitado ou ignorado em sua família.

Na verdade, devemos ter em mente que, embora as crianças pequenas não estejam plenamente conscientes do que isso significa, sentem que estão crescendo em um ambiente onde não recebem a atenção e o carinho que precisam. De certa forma, essas crianças sabem que não têm uma pessoa para apoiá-las. E esse sentimento pode ser assustador.

Sintomas de privação emocional em crianças – Como se manifesta a falta afetiva?

Cada criança é diferente e reage de forma diferente a uma situação de privação emocional. Alguns podem se retirar para o seu mundo interior e tornarem-se temerosos e tímidos, mas outros podem expressar seu desconforto através da raiva e da agressão. Mesmo assim, alguns dos sintomas mais universais de privação afetiva são:

  • Medos e fobias, especialmente relacionados ao abandono.
  • Problemas para expressar sentimentos de forma assertiva.
  • Incapacidade de controlar impulsos, o que pode levar a um comportamento agressivo.
  • Desconfiança geral em relação à maioria das pessoas, é sobre crianças que dificilmente confiam nos outros, como se algo dentro delas estivesse “quebrado”.
  • Transtorno de ansiedade ou déficit de atenção.
  • Alterações repentinas no comportamento e labilidade emocional.
  • Raras habilidades sociais e linguagem mal desenvolvida para a idade.

Sintomas de privação emocional em crianças – Quais são suas consequências?

Uma situação de privação emocional provoca grande avidez de carinho na criança, bem como um profundo medo de perder amadas. Como resultado, esse pequeno é mantido em estado de ansiedade permanente, em busca de relações afetivas que possam satisfazer essa necessidade de amor e segurança.

Não deixe de ver: Emoção nos primeiros 3 anos de vida

Na verdade, devemos ter em mente que as crianças precisam de carinho, carícias, beijos e abraços para crescer. Não é suficiente para alimentar um bebê, é necessário proporcionar um ambiente estimulante, seguro e cheio de amor. As amostras de carinho são benéficas para a formação de sua personalidade, mas também para a maturação cerebral. Sem esses sinais de amor, o desenvolvimento neuronal de uma criança não é completo, e isso pode gerar diferentes problemas.

Por exemplo, a privação afetiva geralmente leva ao desenvolvimento de uma personalidade insegura, caracterizada por imaturidade emocional, individualismo e problemas de identidade. Também foi apreciado que essas crianças, quando crescem, têm problemas para manter relações interpessoais estáveis e muitas vezes sofrem profundos conflitos de valores.


Sintomas de privação emocional em crianças e as consequências

Com informações do site Etapa Infantil e tradução por SÓ ESCOLA