Plano de Aula Consciência Negra na Escola.

Olá amigos, nesta postagem vamos compartilhar com vocês uma excelente sugestão de Plano de Aula Consciência Negra na Escola. (Semana da Consciência Negra na escola).

Dia da Consciência Negra é comemorado em 20 de novembro em todo o país. A data homenageia o Zumbi, um escravo que foi líder do Quilombo dos Palmares. Zumbi morreu em 20 de novembro de 1695.

O objetivo do Dia da Consciência Negra é fazer uma reflexão sobre a importância do povo e da cultura africana, assim como o impacto que tiveram no desenvolvimento da identidade da cultura brasileira.

Veja mais:

Plano de Aula Consciência Negra na Escola.

Este Plano de Aula Consciência Negra na Escola é indicado a alunos do Ensino Fundamental (final) e Ensino Médio.

Temas:

  • Movimentos sociais / direitos / cidadania;
  • Direitos humanos, direitos de cidadania e pluralidade;
  • Indivíduo, identidade e socialização;
  • Pluralidade cultural e a vida dos adolescentes no Brasil;
  • Cultura e diversidade cultural
  • Pluralidade cultural na formação do Brasil

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Aprender a valorizar a cultura afro-brasileira;
  • Promover conscientização dos alunos a respeito da desigualdade racial, principalmente na educação;
  • Realizar pesquisa sobre o número de negros na escola;
  • Realizar uma Semana da Consciência Negra na escola como forma de reconhecimento da importância da cultura e do povo africano na formação da cultura e identidade nacional.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não serão necessários conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

O objetivo desta aula é promover uma Semana da Consciência Negra na escola. Para tal, vários debates são necessários, preparando os alunos com diferentes temáticas ligadas à cultura negra. Desta forma, trabalha-se também as questões ligadas a Historia e Cultura Afro-Brasileira, temática obrigatória nos currículos escolares após a publicação da Lei 10.639 /03.

A data de 20 de novembro foi escolhida para a comemoração do Dia da Consciência Negra porque neste dia, no ano de 1695, morreu Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares. Zumbi dos Palmares foi um negro que venceu o anonimato e tornou-se um símbolo da luta e da resistência negra diante da violência.

Plano de Aula Consciência Negra na Escola - Fundamental e Médio

1 – Inicie a aula com os alunos fazendo uma pesquisa demográfica na escola sobre a quantidade de alunos que se autodenominam negros. O objetivo da pesquisa é saber como a questão da cor funciona na sociedade, dado que cor é um conceito autodenominado no nosso país para efeitos de pesquisa dos órgãos do governo: branco, pardo, preto e amarelo. 

2 – Divida a turma  em 7 grupos ou mais de acordo com a estrutura e os níveis de ensino existentes na escola. Cada grupo irá entrevistar diferentes segmentos da escola: funcionários e estudantes. Caso a sua escola tenha todos os níveis da Educação Básica serão necessários, no mínimo, 7 grupos para realizar a pesquisa sendo que:

  • Grupo 1 – entrevistará os professores;
  • Grupo 2 – entrevistará os funcionários administrativos;
  • Grupo 3 – entrevistará os alunos da Educação Infantil;
  • Grupo 4 – entrevistará os alunos do Ensino Fundamental – séries iniciais;
  • Grupo 5 – entrevistará os alunos do Ensino Fundamental – séries finai;
  • Grupo 6 – entrevistará os alunos do Ensino Médio;
  • Grupo 7 – entrevistará os alunos da Educação de Jovens e Adultos.

3 – A pesquisa será feita para coletar dois dados importantes:

1 – Você é negro?

2 – Seus pais são negros?

O objetivo é ver como a questão da cor é percebida pela sociedade, dado que cor é um conceito autodenominado no nosso país para efeitos de pesquisa dos órgãos do governo.

Para esta pesquisa, os alunos irão entrevistar os grupos designados e registrar em seus cadernos ou em arquivo Excel. Toda a pesquisa será feita no contraturno. Coletados os dados, cada grupo irá apresentar por 5 minutos os resultados estatísticos da pesquisa. Um aluno ficará responsável por agrupar todos os resultados e montar um gráfico utilizando o programa Excel. 

É importante dizer que sabemos antecipadamente que o número de alunos e funcionários negros na maioria das escolas brasileiras é minoria, por isso é importante que os alunos saibam que o combate ao racismo deve ser feito desencadeando ações que valorize e dê oportunidade aos grupos raciais e étnicos, que são minorias, e no combate a desigualdade racial, particularmente na Educação.

Este contexto nos mostra que a história da luta e da resistência negra ainda não acabou. Segundo dados do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – o índice de analfabetismo entre os negros é bem maior que entre os brancos. Este é o momento de propor  aos alunos a  realização da Semana da Consciência Negra na escola como uma ação de valorização e reconhecimento da importância da cultura e do povo africano.  

4- abra espaço aos alunos para que debatam e façam perguntas e comentem sobre as informações relativas ao Dia da Consciência Negra e as demais questões abaixo:  

  • Dia 20 de novembro – Dia da Consciência Negra. Por que foi instituído este dia no Brasil e qual o seu significado Histórico?
  • A situação atual do negro no Brasil.
  • O que ainda precisar ser feito para que o Brasil deixe der ser um país racista.
  • Como e porque trabalhar a questão da consciência negra na sala de aula.
  • O que a escola pode fazer para contribuir com o negro no Brasil?

5 – Após o debate, iniciar junto aos alunos e a escola, o encaminhamento da proposta para realização da Semana da Consciência Negra.

Esta proposta implicará em criar espaços de expressão da cultura afro-brasileira tais como: danças – capoeira, hip hop, samba -; gastronomia; religiões; artesanatos; vestimentas; jogos e brincadeiras; contos, histórias e lendas africanas; instrumentos musicais, dentre outros. Os alunos poderão ser distribuídos em grupos, sendo cada grupo responsável pela criação e organização de um destes espaços.

Avaliação

Avaliar os alunos nas diferentes etapas do processo de aprendizagem, observando as estratégias utilizadas por eles na construção do conhecimento:

  • se houve respeito aos momentos de fala e de escuta e às opiniões dos colegas;
  • se houve envolvimento e participação  nas atividades propostas; 
  • se foram capazes de respeitar e valorizar a cultura afro-brasileira;
  • se reconheceram a importância da cultura e do povo africano na formação da cultura e identidade nacional;
  • se criaram e organizaram espaços de expressão da cultura afro-brasileira na escola;    
  • se participaram de maneira ativa e responsável na realização da Semana da Consciência Negra na escola.

Confira Também:

Plano de Aula Consciência Negra na Escola em PDF.

Sempre pensando em facilitar para vocês, resolvemos disponibilizar o Plano de Aula Consciência Negra na Escola, mostrado acima em PDF. Para ter acesso gratuito é muito fácil e simples, confira o link a seguir e baixe: