Crianças, Dicas, Dicas para Educadores, Pais e Filhos

Como ensinar às crianças o valor do respeito?


Como ensinar às crianças o valor do respeito? Confira 7 dicas para educar as crianças e ensina-las a terem respeito, afinal o respeito é fundamental para uma sociedade coesa.

O respeito é um dos valores mais importantes que devemos ensinar às crianças, e não apenas o respeito pelos adultos e as figuras de autoridade, mas também pelo resto das crianças e por elas mesmas.

Veja Também: Comportamentos ansiosos dos pais passam para seus filhos?

Na verdade, a base de uma boa coexistência reside no respeito mútuo, além de ser o terreno onde uma sólida auto-estima floresce.

Como ensinar às crianças o valor do respeito?

7 dicas para educar as crianças em respeito, confira: (Como ensinar às crianças o valor do respeito?)

1. Dê o exemplo

Quando as crianças são jovens, elas aprendem, fundamentalmente, pela imitação. Isso significa que se eles veem que os adultos se respeitem em casa, eles aprenderão a respeitar os outros. É quase impossível evitar desentendimentos e discussões, mas também é essencial falar de uma atitude de respeito mútuo. Um lar em que prevalece o grito e todos promovem o respeito deles, tornar-se-á o caldo ideal de intolerância e agressão.

2. Seja gentil com o seu filho

Palavras como “por favor”, “obrigado” e “Me desculpe” não vai fazer você perder o respeito de seu filho, exatamente o contrário. As crianças são pequenas pessoas que também merecem ser tratadas com bondade. Portanto, se você estiver errado, peça desculpas, então você irá ensiná-lo a reconhecer seus erros e ser humilde. E se isso o ajudar, reconheça seu esforço e agradeça, então você aprenderá a valorar o esforço dos outros.

3. Peça sua opinião e respeite suas decisões

Quando seu filho começa a crescer, é importante que você considere suas opiniões.Sempre que possível, pergunte o que você pensa sobre as decisões que lhe dizem respeito diretamente. Também é importante ficar claro que, mesmo que, em certos momentos, você não compartilhe sua decisão, você sempre pode contar com você.

4. Sinceridade

Para respeitar alguém, você precisa confiar nessa pessoa. É por isso que, se você quer que seu filho o respeite, é fundamental que ele confie em você. Não minta nele nem trapaceie porque ele se sentirá enganado e traído. Se ele acha que não pode confiar em você, ele não o respeitará. Quando as verdades são difíceis, tente encontrar as melhores palavras para que seu filho possa compreendê-las, mas não as esconda, porque na sua tentativa de protegê-lo, você pode perder sua confiança.

5. Estabelece regras claras de coexistência

Em casa, é importante que todos os membros se respeitem e tenham seu espaço pessoal, incluindo crianças e animais de estimação. Seu filho deve saber que ele não deve incomodar o animal de estimação enquanto ele come e que ele deve respeitar o espaço de seu irmão, da mesma maneira que os outros devem respeitar seu espaço. Estabelecer regras básicas de coexistência garante o respeito comum, além de permitir o fluxo diário melhor.

6. Ensine as crianças a expressar suas ideias e desejos de forma assertiva

O respeito começa com o autocontrole, uma habilidade que pode começar a se desenvolver após 3 anos, ensinando-os, por exemplo, a esperar sua vez e atrasar as recompensas. Também é essencial que as crianças aprendam a expressar seus desejos sem assumir uma atitude exigente, entendendo que em alguns casos terão que adiá-los, uma vez que nem sempre podem ter prioridade sobre os outros.

7. Desenvolver empatia

O respeito não deve ser desenvolvido por imposição ou com base no medo, mas pela plena convicção de que outros merecem ser tratados com bondade. Para desenvolver essa atitude, é importante que as crianças saem de sua postura egocêntrica e aprendam a se colocar no calçado, para que entendam que às vezes suas palavras e atitudes podem causar danos. Para conseguir isso, é importante que o incentive a refletir com questões como: como você se sentiria no lugar dele? Como você acha que ele sentiu por causa do que você fez com ele?


Como ensinar às crianças o valor do respeito?

Traduzido por – SÓ ESCOLA

Fonte: Etapa Infantil.


Como ensinar às crianças o valor do respeito?
Qualifique está postagem

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *