Método japonês contra a preguiça das crianças

Método japonês contra a preguiça das crianças: Descubra a regra dos minutos para combater a preguiça.

A maioria das crianças tem dificuldade em cumprir suas obrigações, especialmente quando se trata de tarefas que não gostam, como fazer uma cama ou pegar seu quarto. Nesses casos, a preguiça assume-se e, às vezes, você precisa insistir muito para cumprir suas obrigações. 

No entanto, esse cenário tão comum em muitas casas poderia ter uma solução definitiva se os pais recorrerem à regra do minuto, inspirado pelo método Kaizen, cuja origem é o japonês.

Confira Também: Como ensinar às crianças o valor do respeito?

Método japonês contra a preguiça das crianças: O que é Método Kaizen?

Este método, criado por Masaaki Imai, é inspirado na palavra japonesa Kaizen, que deriva da combinação de duas palavras, “kai”, que significa mudança ou ação de alteração, e “zen”, que se traduz como bom, benéfico ou sabedoria

Este método, que também pode ser entendido como uma filosofia, centra-se na ideia de que a força motriz de todas as conquistas, pequenas ou grandes, é a persistência, a perseverança e o esforço, qualidades que podem ser desenvolvidas através do estabelecimento de um sistema de hábitos saudáveis.

De acordo com os seus fundamentos, a única maneira de alcançar objetivos pessoais é combater a preguiça e começar a trabalhar, porque somente ao dar pequenos passos você vai chegar ao fim da estrada. 

De fato, seu princípio fundamental pode ser resumido em uma frase: “Hoje melhor do que ontem, amanhã melhor do que hoje”.

Se aplicarmos a filosofia Kaizen à educação infantil, obtemos o que é conhecido como a “regra dos minutos”. Basicamente, consiste em executar uma determinada atividade todos os dias ao mesmo tempo, mas apenas por um minuto. No início, 60 segundos podem parecer muito pouco tempo, mas a verdade é que é o tempo mínimo necessário para começar a estabelecer um hábito sem que a preguiça pareça em casa, especialmente quando se trata de crianças. De fato, repetindo a mesma atividade todos os dias por um minuto, os pequenos se acostumarão e, depois de algumas semanas, serão parte de sua rotina diária.

Método Kaizen: Método japonês contra a preguiça das crianças

Por que a regra do minuto é tão eficaz no combate à preguiça infantil?

A chave para a eficácia desta técnica com base no método Kaizen japonês reside na gradualidade e continuidade. Quando as crianças têm que dedicar muito tempo a tarefas que não gostam, tornam-se mais tediosas e insuportáveis. No entanto, se eles sabem que só devem dedicar um minuto eles serão menos relutantes, pois, afinal, é muito pouco tempo.

Desta forma, pouco a pouco, eles se adaptarão para fazer as coisas que “odiaram” tanto. Além disso, se você louvá-los pelos resultados cada vez que terminarem a tarefa, eles certamente se sentirão satisfeitos consigo mesmos, o que aumentará a dose de motivação.

Uma vez que as crianças se sentem motivadas e transformaram essa tarefa em um hábito, você pode aumentar o tempo que dedicam a ela, primeiro 2 minutos, depois 3 e assim por diante até que eles possam completar a atividade.

Quando aplicar o método Kaizen em casa?

O método Kaizen japonês pode ser aplicado em todas as esferas da vida das crianças e não apenas para o estabelecimento de rotinas. Na verdade, pode ser aplicado no campo acadêmico, para motivar as crianças a lutar e alcançar melhores notas, ou a promover hábitos mais saudáveis, como a prática do exercício físico ou o hábito de ler.

 A ideia é que as crianças compreendam que o mais importante é se mexer um pouco todos os dias, mesmo que sejam pequenas etapas e os resultados não sejam perfeitos, porque só na perseverança o progresso cresce.