Estratégias para que as crianças aprendam a memorizar

Estratégias para que as crianças aprendam a memorizar:  Memorizar não é uma tarefa simples para os adultos … E as crianças têm dificuldade em entender a importância de ter uma boa memória, então o primeiro passo para uma criança aprender a memorizar é acima de tudo: apreciar a importância de memorização e todos os benefícios que tem para a aprendizagem atual e futura.

A memória é como um músculo que deve ser trabalhado para se manter forte, e a memória deve ser exercida todos os dias, mas como fazê-lo corretamente?

Ajudar uma criança a memorizar não precisa ser frustrante, as crianças têm capacidade suficiente para manter o conhecimento e sua capacidade de memorizar pode ser muito melhor do que pensamos. Se você acha que tentou tudo, não perca algumas dicas para ensinar seus filhos a memorizar e com bons resultados!

Estratégias para que as crianças aprendam a memorizar

6 estratégias para que as crianças aprendam a memorizar

A repetição

Esta é a técnica mais utilizada por todos e, embora não seja a mais eficaz, todos os convidam em algum momento. A repetição ativa a memória, embora muitos tenham suportado demais … Mas a realidade é que quanto mais você ouve algo mais provável lembrar. A repetição é uma maneira de as crianças memorizar facilmente citações, músicas ou rimas. 

Canções ou rimas

As canções e rimas ajudam as crianças a ativar sua memória e também divertem-se lembrando canções ou rimas que eles gostam. Por exemplo, crianças que devem aprender o alfabeto melhorem através de uma música, o mesmo acontece com os dias da semana … Se eles fizerem isso com uma música e isso também rima, melhor do que melhor! Depois de praticar um pouco, eles poderão recitá-los sem ajuda. Se o seu filho tiver que memorizar algo em particular … invente as letras e a música e você encontrará uma boa maneira de memorizar!

Use os sentidos

Os sentidos também podem nos ajudar a melhorar a memória. Temos 5 sentidos por um motivo e é uma boa idéia colocá-los no trabalho quando queremos memorizar algo. Ao associar alguns dos sentidos a algo que queremos memorizar, será mais fácil lembrar no futuro. Se, por exemplo, seu filho tiver que aprender a adicionar, você pode visualizar as contas com botões, se você tiver que aprender os litros, pode usar um medidor de cozinha, etc.

Escreva-o

Se o seu filho é capaz de escrever, use esta ótima ferramenta para lembrar melhor o que deseja memorizar. A escrita se conecta diretamente com a memória e irá ajudá-lo a memorizar os conceitos muito melhor. Trata-se de combinar a repetição com a escrita e os resultados são incríveis … a memória funciona sozinha! 

Relacionar-se a conceitos já possuídos

Quando você relaciona conceitos novos com conceitos que você já possui, você se lembrará melhor das coisas. É uma conexão de idéias para que as crianças retem mais tempo em sua memória, graças ao fato de que elas a conectam com outras que já conhecem. Ao mantê-lo mais tempo, é capaz de internalizá-lo de forma mais rápida e eficaz.

Apague e lembre-se

Quando você deseja lembrar informações, é importante que várias técnicas sejam combinadas. Por exemplo, você pode combinar a repetição com o relacionamento e depois excluí-lo para tentar lembrar. É uma atividade divertida que pode ser feita em um quadro-negro ou em uma folha de papel.

As crianças adoram testar sua memória e quando percebem que conseguem obter mais do que pensavam primeiro, os resultados começarão a chegar.

Estratégias para que as crianças aprendam a memorizar.

Fonte do site ETAPA INFANTIL – Traduzido por – SÓ ESCOLA.