5 Dicas para ensinar o alfabeto para crianças

5 Dicas para ensinar o alfabeto para crianças: Excelentes dicas para ensinar o alfabeto de forma divertida a uma criança.

Conhecer o alfabeto é o primeiro grande passo para, mais tarde, aprender a ler e escrever.Desta forma, as crianças também podem se comunicar melhor com as pessoas ao seu redor, seja para transmitir suas idéias ou para entender o que os outros pensam.

Além disso, na mesma medida em que eles começam a relacionar os sons com a ortografia de cada vogal ou consoante eles conhecem a língua materna e expandem seu vocabulário.

No entanto, muitos pais não sabem que aprender o alfabeto também tem um impacto positivo no desenvolvimento do cérebro das crianças. O simples fato de aprender a articular os sons das letras estimula a conexão entre neurônios em diferentes áreas do cérebro, como a área de Wernicke e a área de Broca, ambos envolvidos no desenvolvimento da linguagem. Da mesma forma, favorece a representação mental dos conceitos abstratos, ao mesmo tempo em que consolida o pensamento lógico.

Portanto, o alfabeto é uma das primeiras lições que as crianças aprendem na escola, embora não seja necessário esperar até esse momento para ensinar as primeiras noções.

Uma vez que a criança começa a falar com fluência, entre dois anos e três anos, você está pronto para ensinar algumas letras do alfabeto.

5 Dicas para ensinar o alfabeto para crianças.

Confira 5 estratégias simples e eficazes para ensinar o alfabeto a uma criança:

1. Dê-lhe algumas letras magnéticas ou plásticas

Há muitos jogos com letras, mas letras magnéticas ou plásticas muitas vezes atraem muita atenção das crianças, o que é porque eles podem manipular com suas mãos, formar palavras, construir frases curtas ou criar seu próprio alfabeto com total liberdade. Você pode apostar nos jogos de letras plásticas soltas ou nas placas magnéticas com letras, que são mais fáceis de manusear.

2. Ensine uma música sobre o alfabeto

As músicas são uma alternativa muito fácil e divertida para aprender as letras do alfabeto. Ao repetir a música várias vezes, os pequenos consertam a melodia em sua mente, facilitando a memorização das letras. Além disso, é uma estratégia que você pode implementar a qualquer momento, seja quando for para a escola, antes de ir dormir ou enquanto prepara o jantar. Na Internet, você pode encontrar algumas músicas cativantes sobre o alfabeto, como “O alfabeto”, “A marcha das letras” e “Ajude-me a lápis”.

5 Dicas para ensinar o alfabeto para crianças

3. Quebra-cabeça do alfabeto

A maioria das crianças ama enigmas. É uma atividade que estimula a coordenação motora fina, ao mesmo tempo em que desenvolve o pensamento lógico e o planejamento estratégico. Portanto, uma boa ideia para eles aprender o alfabeto é dar-lhes um enigma de letras para que eles se familiarizem com eles. Você também pode escolher um quebra-cabeça que, além das letras, inclui a figura de um animal ou objeto cujo nome começa com essa letra.

4. Leia juntos diariamente

Através da leitura, as crianças começam a conhecer o mundo ao seu redor. No entanto, este não é seu único benefício, é também uma excelente opção para ensinar-lhes o alfabeto e se familiarizar com letras e palavras. Nesse caso, os livros de imagens são muito úteis porque as crianças podem entender o histórico através de imagens, da mesma forma que podem atribuir significado a cada palavra que ouvem de acordo com o que vê refletido nas ilustrações.

5. Coloque um alfabeto no seu quarto

Uma excelente estratégia para familiarizar uma criança com as letras do alfabeto é colocar um alfabeto em seu quarto ou sala de jogos. Idealmente, é um grande alfabeto com cores intensas para atrair a atenção, por isso também é mais fácil diferenciar as letras. Você pode encontrar o alfabeto para crianças em qualquer loja de brinquedos ou você também pode fazê-lo em casa usando papelão. 


Fichas do Alfabeto para Imprimir:

Modelo 01:

5 Dicas para ensinar o alfabeto para crianças

Modelo 02:

5 Dicas para ensinar o alfabeto para crianças

Outras Sugestões:

5 Dicas para ensinar o alfabeto para crianças.

Com Informações do site ETAPA INFANTIL – Traduzido por – SÓ ESCOLA.