Como fazer um balões sensoriais

Como fazer um balões sensoriais? Descubra como fazer um balão sensorial passo a passo com seus filhos.

Os balões sensoriais são uma ferramenta muito útil para desenvolver sensibilidade tátil em crianças e familiarizá-las com as diferentes texturas. Além disso, eles servem para estimular habilidades motoras finas, uma habilidade fundamental para que crianças posteriores possam começar a desenhar e fazer seus primeiros traços.

Os balões sensoriais também permitem que as crianças canalizem suas emoções negativas, ajudando-as a gerenciá-las, tornando-as uma excelente ferramenta para crianças que sofrem de problemas de ansiedade e hiperatividade.

DIY: Balão Sensorial:

Balões sensoriais – Como funciona e para que serve?

Enquanto a criança pressiona o balão, libera a tensão acumulada, de modo que raiva, ansiedade, frustração ou qualquer outra emoção negativa começa a diminuir. Na verdade, esta técnica também é muito útil para crianças que têm problemas de autocontrole, distúrbios comportamentais ou autismo.

Como se isso não bastasse, os balões sensoriais também favorecem a consolidação do pensamento conceitual e lógico porque, enquanto as crianças jogam, eles aprendem a diferença entre conceitos básicos, como macios e ásperos, pesados, leves ou leves e escuros. Além disso, eles estimulam a criatividade e a imaginação das crianças, ao mesmo tempo que aumentam a concentração.

O mais interessante é que eles podem ser usados ​​a qualquer momento. As crianças podem sempre transportar os balões e usá-los quando se sentem ansiosos, irritados ou entediados. Você também pode armazená-los em um local específico na casa que as crianças podem acessar a qualquer momento.

Uma estratégia muito útil para motivar as crianças a usar balões sensoriais é fazê-los em casa com sua ajuda. O fato de participar do processo de fabricação e impressão de seu selo pessoal certamente irá encorajar as crianças a brincar com os balões e levá-los com eles.

Que materiais você precisa para fazer balões sensoriais?

Balões Sensoriais - Como fazer balões sensoriais passo a passo.

  • Balões de água média, de preferência em várias cores
  • Recheio para balões: arroz, bolas de geléia, sementes, grão de bico, pérolas de água …
  • Funil
  • Pinturas de cores diferentes
  • Água
  • Entre outros/ semelhantes.

Balões sensoriais – Como fazer passo a passo

1. Insira o balão no orifício de saída do funil, pressione-o com força e prenda-o com o fio para que ele não escorregue e se afaste.

Balões Sensoriais - Como fazer balões sensoriais passo a passo.
2. Escolha o enchimento para cada balão e insira-o lentamente através do funil até que você tenha enchido aproximadamente ¾ da capacidade do balão. Em seguida, adicione água até o balão estar cheio.
Balões Sensoriais - Como fazer balões sensoriais passo a passo.
3. Solte a rosca do balão, remova-o do funil e certifique-se de remover o ar que possa permanecer. Em seguida, amarre o balão.
Balões Sensoriais - Como fazer balões sensoriais passo a passo.

4. Deixe a criança decorar o balão ao seu gosto usando o pincel e as tintas. Você pode desenhar seu personagem animado favorito ou deixar sua imaginação voar e desenhar qualquer coisa que você deseja.

Agora você só precisa repetir o mesmo procedimento com o resto dos balões, mas alterando o recheio para diversificar sua textura. Pronto! Seu filho já tem seus próprios balões sensoriais.

Balões sensoriais – Como usar em casa?

Os balões sensoriais são projetados para que as crianças se espreitam à vontade, especialmente quando se sentem ansiosas ou irritadas. No entanto, eles também podem fazer parte do jogo infantil. Você pode pedir-lhe para organizar os balões de acordo com sua cor, volume ou textura, os pequenos vão adorar fazê-lo, uma tarefa que desenvolve sua percepção e pensamento.

Balões Sensoriais - Como fazer balões sensoriais passo a passo.

Outra ideia muito divertida é adivinhar o que os balões têm dentro, fechar os olhos e usar apenas o toque. Você também pode colocar uma tigela de água profunda e pedir a criança para inserir os balões para ver quais flutuam e quais os que vão para o fundo.


Balões Sensoriais – Como fazer balões sensoriais passo a passo.

Com informações do site ETAPA INFANTIL – Traduzido por – SÓ ESCOLA.