A ansiedade também é um comportamento aprendido

A ansiedade também é um comportamento aprendido:  Há aqueles que pensam que a ansiedade é transmitida geneticamente. Eles acreditam que seus filhos estão ansiosos por causa dos genes.

No entanto, embora seja verdade que a ansiedade generalizada, entendida como uma desordem psicológica, pode ter um determinado componente genético, ela só é ativada quando as condições do meio ambiente o propiciam.

Isso significa que o estilo de parentalidade, a maneira pela qual os pais respondem aos problemas e o clima que é respirado no lar desempenham um papel essencial na aparência da ansiedade infantil.

Leia Também: Jogos de respiração para controlar a ansiedade infantil.

A ansiedade também é um comportamento aprendido

Um estudo realizado no King’s College de Londres e publicado no American Journal of Psychiatry concluiu que a relação entre a ansiedade dos pais e seus filhos parece ser mais ambiental do que genética. Ou seja, crianças e adolescentes aprendem os comportamentos ansiosos de seus pais, não os herdam.

Esses pesquisadores analisaram 387 famílias que tiveram gêmeos monozigóticos e 489 famílias, composto de gêmeos dizigóticos. As características de personalidade dos pais e seus filhos foram avaliadas e acompanhadas durante um período de seis meses.

Depois de analisar diferentes fatores, os pesquisadores descobriram que no desenvolvimento da ansiedade havia uma transmissão direta do meio ambiente de pais para filhos. No entanto, nenhum dado foi encontrado para corroborar uma transmissão genética significativa. Este estudo sugere que a ansiedade infantil depende, em grande medida, dos estilos parentais.


A ansiedade também é um comportamento aprendido.

Traduzido por – SÓ ESCOLA