O que é um reforço positivo?

O que é um reforço positivo? O reforço é o processo em que um comportamento é reforçado com a conseqüência imediata que segue de forma confiável em sua ocorrência. “Reforçar” um comportamento está fazendo com que ele ocorra com mais freqüência.

Quando um tipo de comportamento é seguido por reforço, haverá um aumento na frequência futura desse tipo de comportamento. Isso significa que, se uma pessoa estiver envolvida em um determinado comportamento e o comportamento for algo bom, então esse comportamento é mais provável de se repetir no futuro.

Veja Também: Reforço positivo na educação infantil.

Por exemplo, quando você deseja ligar a TV liga-se com a tecla ‘ON’ e antes de ligar o televisor estava desligado, então, depois de pressionar o botão, você obtém o que você queria: ligue a TV. Portanto, no futuro, o botão liga / desliga será pressionado para ligar a TV, ocorreu um reforço. Mas você não usará o botão de volume para ligar a televisão porque sabe que não funciona para essa função. A duração, a latência, a magnitude e / ou a topografia dos comportamentos também podem ser reforçadas.

Quando o reforço “positivo” ocorre

O termo “positivo” é usado em conjunto com o reforço para denotar uma forma específica de reforço. Isso não significa algo “bom” especificamente, mas, em vez disso, o termo positivo está mais relacionado ao termo matemático “adição”. Isso ocorre porque o reforço positivo é a adição de algo como resultado de um comportamento depois de ter participado desse comportamento.

Antes de se envolver no comportamento, o que queria não estava presente, mas depois de se envolver no comportamento, o que você queria está presente e, portanto, o comportamento é reforçado e repetido no futuro. É importante que seja devidamente reforçado que a pessoa deve estar separada do comportamento.

O que é um reforço positivo? Exemplos:

Para entender como os reforços positivos funcionam no mundo das crianças, é melhor entender primeiro como elas também funcionam no mundo adulto:

  • Depois de realizar uma turno durante uma aula de esqui, seu instrutor grita: “Bom trabalho!”
  • No trabalho, a quota de vendas deste mês é excedida, então seu chefe lhe dá um bônus extra no final do mês.
  • Na aula de psicologia, você assiste um vídeo sobre o cérebro humano e escreve um artigo sobre o que você aprendeu. Seu professor lhe dá pontos adicionais para um trabalho bem feito.

Como você vê, reforços positivos também são feitos para adultos. Em cada uma das situações descritas nos pontos anteriores, o reforço é um estímulo adicional que ocorre após o comportamento e aumenta a probabilidade de o comportamento ocorrer novamente no futuro.

Embora seja necessário saber que o reforço positivo nem sempre é uma boa opção. Por exemplo, quando uma criança se comporta mal em uma loja, os pais podem dar um toque extra de atenção e até comprar um brinquedo se ele se comportar bem. Neste caso, as crianças rapidamente aprendem que podem chamar a atenção de seus pais(positivamente ou negativamente) para obter o que eles querem. Neste caso, o mau comportamento seria reforçado, a melhor solução seria usar o reforço positivo somente quando a criança demonstrar um bom comportamento.

Uma vez que você entenda exatamente o reforço e o reforço positivo, será muito mais fácil aprender a aplicar a ferramenta de reforço positivo em crianças e em sua educação. O reforço é uma ótima maneira de promover bons comportamentos e também internalizar e repetir ao longo do tempo.


O que é um reforço positivo? Quando o reforço “positivo” ocorre?

Postado Originalmente em: ETAPA INFANTIL – Traduzido por – SÓ ESCOLA.