Caligrafia

O termo caligrafia se refere à arte de escrever utilizando belos signos para a formação de letras e palavras. O ideal é usá-la de forma criativa. Passar a escrever com a letra cursiva pode significar um desafio e um status de prestígio para o estudante.

Segundo o site QUERO CONCEITO a caligrafia é considerada uma arte pois seleciona os signos mais expressivos, elegantes e harmônicos para transmitir uma mensagem escrita e desta forma torná-lo mais visual e interessante aos olhos de quem o leem, além de estar absolutamente legível. E por outro lado, a palavra caligrafia também se refere ao conjunto de características da escrita de uma pessoa.

Caligrafia – Atividades:

Trabalhar a caligrafia deve ser algo natural, e nunca forçado. Não devemos propor as crianças exercícios cansativos. É sempre importante lembrar da importância da pausa e do descanso.

Aprender a escrever o próprio nome e dos colegas da sala é muito legal e as crianças adoram. Outa opção muito divertida e apreciada pelos pequenos é redigir letras de músicas.

Sugestões de Atividades de Caligrafia:

Conceito de Caligrafia:

O termo caligrafia provém do vocábulo grego kalligraphia. São reconhecidas duas acepções do conceito.

Por um lado, dá-se o nome de caligrafia à arte que consiste em escrever criando letras formadas de forma correta e com sentido estético de acordo com diversos estilos. A caligrafia, por conseguinte, vai mais além da legibilidade: não aponta apenas para o facto de as letras se entenderem, pois procura criar beleza no próprio ato de escrever.

Origem da caligrafia

A origem da caligrafia reside nos caracteres chineses. Na cultura do gigante asiático, a aparência dos ideogramas é bastante importante e tem nomeadamente conotações simbólicas.


4 Dicas para Melhorar sua letra:

Sua letra é horrível? Calma confira essas dicas simples e melhore ela de uma vez por todas. (Não descarte as novidades tecnológicas e também não se esqueça das antigas) AQUI.

Aprenda a segurar

Seu aperto deve ser leve, mas de apoio, e não deve haver nenhuma tensão indevida em sua posição de mão. Não aperte pois a caneta não é mais um tubo de pasta de dente e a tinta fluirá por sua própria vontade e ação da  gravidade.

Organize a sua postura

Você precisa sentar-se para frente ainda relaxado com os dedos que não escrevem enrolados suavemente ao lado, e sua posição de mão descansando levemente sobre a mesa.

Coloque o seu ombro na escrita

Por mais estranho que pareça, você não deveria estar usando seu pulso e os dedos para escrever. Em vez disso, os dedos devem segurar a caneta no lugar e agir como um guia , e todo o movimento deve vir da cintura escapular.

Pratique sempre que puder

Aproveite todas as oportunidades para escrever a mão ao invés de usando um teclado. Se você é um escritor, ou a necessidade de escrever um relatório ou proposta, considere fazer o seu primeiro projeto usando papel e caneta.


Se gostou da postagem,“Caligrafia – Trabalhos escolares – Conceito de Caligrafia – Atividades..” deixe sua avaliação, isso é muito importante para nós. Faça isso deixando um comentário com sua opinião e sugestões para outras postagens.

Não deixe de compartilhar com seus amigos nas redes sociais !!!