Caligrafia


O termo caligrafia se refere à arte de escrever utilizando belos signos para a formação de letras e palavras. O ideal é usá-la de forma criativa. Passar a escrever com a letra cursiva pode significar um desafio e um status de prestígio para o estudante.

Segundo o site QUERO CONCEITO a caligrafia é considerada uma arte pois seleciona os signos mais expressivos, elegantes e harmônicos para transmitir uma mensagem escrita e desta forma torná-lo mais visual e interessante aos olhos de quem o leem, além de estar absolutamente legível. E por outro lado, a palavra caligrafia também se refere ao conjunto de características da escrita de uma pessoa.

Caligrafia – Atividades:

Trabalhar a caligrafia deve ser algo natural, e nunca forçado. Não devemos propor as crianças exercícios cansativos. É sempre importante lembrar da importância da pausa e do descanso.

Aprender a escrever o próprio nome e dos colegas da sala é muito legal e as crianças adoram. Outa opção muito divertida e apreciada pelos pequenos é redigir letras de músicas.

Sugestões de Atividades de Caligrafia:

Conceito de Caligrafia:

O termo caligrafia provém do vocábulo grego kalligraphia. São reconhecidas duas acepções do conceito.

Kit Só Escola Autismo

Por um lado, dá-se o nome de caligrafia à arte que consiste em escrever criando letras formadas de forma correta e com sentido estético de acordo com diversos estilos. A caligrafia, por conseguinte, vai mais além da legibilidade: não aponta apenas para o facto de as letras se entenderem, pois procura criar beleza no próprio ato de escrever.

Origem da caligrafia

A origem da caligrafia reside nos caracteres chineses. Na cultura do gigante asiático, a aparência dos ideogramas é bastante importante e tem nomeadamente conotações simbólicas.


4 Dicas para Melhorar sua letra:

Sua letra é horrível? Calma confira essas dicas simples e melhore ela de uma vez por todas. (Não descarte as novidades tecnológicas e também não se esqueça das antigas) AQUI.

Aprenda a segurar

Seu aperto deve ser leve, mas de apoio, e não deve haver nenhuma tensão indevida em sua posição de mão. Não aperte pois a caneta não é mais um tubo de pasta de dente e a tinta fluirá por sua própria vontade e ação da  gravidade.

Organize a sua postura

Você precisa sentar-se para frente ainda relaxado com os dedos que não escrevem enrolados suavemente ao lado, e sua posição de mão descansando levemente sobre a mesa.

Coloque o seu ombro na escrita

Por mais estranho que pareça, você não deveria estar usando seu pulso e os dedos para escrever. Em vez disso, os dedos devem segurar a caneta no lugar e agir como um guia , e todo o movimento deve vir da cintura escapular.

Pratique sempre que puder

Aproveite todas as oportunidades para escrever a mão ao invés de usando um teclado. Se você é um escritor, ou a necessidade de escrever um relatório ou proposta, considere fazer o seu primeiro projeto usando papel e caneta.


Se gostou da postagem,“Caligrafia – Trabalhos escolares – Conceito de Caligrafia – Atividades..” deixe sua avaliação, isso é muito importante para nós. Faça isso deixando um comentário com sua opinião e sugestões para outras postagens.

Não deixe de compartilhar com seus amigos nas redes sociais !!!



    1. Fátima Robalo 17 de outubro de 2017
    2. maria cristina 22 de outubro de 2017

    Deixe um Comentário