Jogo Pedagógico corrida matemática

O jogo pedagógico corrida matemática pode ser utilizado em qualquer turma do 1º ao 5º ano do ensino fundamental I desde que sejam adaptadas de acordo com as especificidades da turma. Com faixa etária dos seis a dez anos. A aula terá o seguinte tema “raciocínio lógico a partir de desafios matemáticos”.

Jogo Pedagógico corrida matemática

APRESENTAÇÃO

A importância do jogo “corrida da matemática” no processo de aprendizagens dos alunos com os conteúdos matemáticos que são ensinados em sala de aula, são essenciais para um bom entendimento sobre os mesmos, de forma dinamizada. A proposta da atividade tem o objetivo de possibilitar aos alunos métodos diferente de aprenderem as operações matemáticas, uma vez que, esse processo da utilização dos jogos em sala, facilita a compreensão dos alunos já que se dá de forma espontânea, nos PCNs (1997, p.35) “além de ser um objeto sociocultural em que a Matemática está presente, o jogo é uma atividade natural no desenvolvimento dos processos psicológicos básicos; supõe um ‘fazer sem obrigação externa e imposta’, embora demande exigências, normas e controle”.

OBJETIVOS

GERAL:

  • Desenvolver o raciocínio para cálculos mentais.

ESPECÍFICOS:

  • Aumentar a capacidade de observar, discutir, enfrentar e deduzir soluções para situações-problemas que serão propostas;
  • Compreender o uso de diferentes formas e de situações problemas a partir dos números;
  • Incentivar os alunos a calcular mentalmente o resultado das operações;
  • Proporcionar a integração entre os alunos para a confecção do jogo a partir de materiais simples.

CONTEÚDOS

Os conteúdos trabalhados no jogo Corrida da Matemática é a adição, subtração, multiplicação e divisão, segundo proposto nos PCNs (1997, p. 39) nesse processo, “o aluno perceberá a existência de diversas categorias numéricas criadas em função de diferentes problemas que a humanidade teve que enfrentar […] À medida que se deparar com situações-problema — envolvendo adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação e radiciação —, ele irá ampliando seu conceito de número”.

METODOLOGIA DA ATIVIDADE

O jogo possui um tabuleiro de cinco níveis, quatro jogadores no máximo.  Após o sorteio entre os quatro jogadores para definir a ordem, escolheram em comum acordo qual operação vai ser utilizada – multiplicação, divisão, adição ou subtração – escolhendo a partir das fichinhas que foram feitas. O primeiro jogador vai rodar as duas roletas e descobrir quais os números vão ser trabalhados com a operação matemática para depois resolver o “desafio”. E assim, sucessivamente. O aluno só passará de nível quando responder corretamente. Ganhará o aluno que passar por todos os níveis e alcançar a “chegada” primeiro.

MATERIAL DIDÁTICO

  • Papelão;
  • Cartolina preta e branca;
  • E.v.a colorido;
  • Cola quente;
  • Coleções coloridas;
  • Tesoura e régua;
  • Tampas de garrafa pet;
  • Figuras de jornais ou revistas velhas.

AVALIAÇÃO

Vai ser observado como a criança desenvolve o raciocínio da matemática. Uma vez que, não haverá auxílio de calculadoras ou algo do gênero para auxiliá-lo na resolução do problema matemático na hora do jogo. A capacidade de raciocínio lógico será importante.

O professor esta como mediador nesse processo, sendo assim, o aluno que estiver com dificuldade será mediado e os demais também se apropriaram da metodologia e todos aprenderem coletivamente. Já que esse jogo proporciona, em outra perspectiva, a união dos alunos para se chegar ao fim, no caso as respostas certas.

As indagações a respeito das operações trabalhadas são essenciais para o processo de aprendizagem dos alunos, pois muitos assuntos poderão ser trabalhados a partir desse jogo.

Jogo Pedagógico Corrida Matemática – Passo a Passo:

Jogo Pedagógico corrida matemática
1º passo: Envolver o retângulo de papelão com a cartolina preta.
Jogo Pedagógico corrida matemática
2º passo: Colar com cola quente e deixar como mostra a imagem.
Jogo Pedagógico corrida matemática
3º passo: Desenhar dois círculos na cartolina branca a partir dos CDs e recortá-las.
Jogo Pedagógico corrida matemática
4º passo: Utilizar a régua para dividir o círculo em dez espaços que vão estar os números de 0 a 9 como mostra a figura.
Jogo Pedagógico corrida matemática
5º passo: Confeccionar dois ponteiros como os de um relógio para girar a roleta.
Jogo Pedagógico corrida matemática
6º passo: Colorir ao seu modo os ponteiros e os dois círculos.
Jogo Pedagógico corrida matemática
7º passo: Colar com cola quente os círculos aos CDs.
Jogo Pedagógico corrida matemática
8º passo: Cortar quatro pedaços de papelão para fazer as operações – subtração, adição, multiplicação e divisão. E cortar quatro quadrados em e.v.a branco. Colar sobre o papelão e desenhar o símbolo de cada operação.
Jogo Pedagógico corrida matemática
9º passo: Pegar os e.v.a coloridos e fazer quatro “caminhos” de cada cor e colar no papelão preto que já estava pronto.
Jogo Pedagógico corrida matemática
10º passo: Utilizar quatro tampinhas de garrafa e colar em cima algum desenho para indicar quem são os jogadores.
Jogo Pedagógico corrida matemática
11º passo: Colar as duas roletas coloridas nas duas pontas superiores. Uma no lado esquerdo e a outra no lado direto.
Jogo Pedagógico corrida matemática
12º passo: Agora é só aproveitar e brincar com a garotada!

Fonte: http://jogoseducativosmatematicos.blogspot.com.br/

Se gostou da postagem “Jogo Pedagógico corrida matemática“, deixe sua avaliação, isso é muito importante para nós. Faça isso deixando um comentário ?

Curta nossa página no Facebook: @SÓESCOLA