Benefícios da leitura para crianças e adultos

Benefícios da leitura para crianças e adultos: Ler é uma atividade que traz uma série de benefícios não só para a saúde física, como também para a mental.

Não deixe de ver: Como exercitar a leitura em cada fase da infância?

Além de estimular a criatividade, a leitura expande o vocabulário e o conhecimento estimulando a imaginação, de modo que o leitor enxergue o mundo de uma maneira diferente.

Benefícios da leitura e a importância para crianças e adultos

Confira alguns dos milhares Benefícios da leitura na primeira infância

  • Fortalece o vínculo com quem lê para ela (pais, familiares ou cuidadores).
  • Desenvolve a atenção, a concentração, o vocabulário, a memória e o raciocínio.
  • Estimula a curiosidade, a imaginação e a criatividade.
  • Ajuda a criança a perceber e a lidar com os sentimentos e as emoções.
  • Auxilia no desenvolvimento da empatia (a capacidade de colocar-se no lugar do outro).
  • Ajuda a minimizar problemas comportamentais, como agressividade, hiperatividade e comportamento arredio.
  • Auxilia na boa qualidade do sono.
  • Desenvolve a linguagem oral.

Os Benefícios da Leitura:

Se você não lê livros regularmente, trouxemos alguns motivos que vão mudar a sua cabeça. Confira:

Exercício Mental

Atividades como leitura podem diminuir o risco de desenvolver o Alzheimer em cerca de 30%, segundo médico norte americano Gary Small. Manter o cérebro ativo previne a perda de força e ajuda mantê-lo forte e saudável.

Diminui o Stress

Apesar de todos os problemas que você tenha na vida, quando você lê uma boa história, tudo isso parece mais distante. Um bom livro pode te levar para outros mundos. Esqueça um pouco dos problemas e se permita relaxar um pouco.

Conhecimento

Tudo que você lê é absorvido como conhecimento, e você nunca sabe quando isso pode te ajudar algum dia. É como dizem: Conhecimento é poder!
Uma coisa é certa, você pode perder tudo na vida, mas nunca perde conhecimento.

Benefícios da leitura e a importância para crianças e adultos

Expande seu vocabulário

Quanto mais você ler, mais estará em contato com novas palavras, e passará a agregar essas palavras ao seu dia a dia. Falar bem e ser articulado são características muito boas para todo tipo de trabalho e relacionamento.

Boa memória

Quando você está lendo um livro, você quer saber sobre as personagens e sobre o enredo da história que você está lendo. Para ler o livro até o final, o seu cérebro é ferramenta certa para te ajudar a lembrar de cada detalhe apresentado na história.

Melhora seu pensamento crítico

Você também pode conseguir falar sobre os livros, saber se foi bem escrito e se as personagens estão bem desenvolvidas. Em discussões com outros leitores você vai poder dar sua opinião mais claramente.

Ter uma melhor concentração

No mundo de hoje se tem que fazer várias coisas ao mesmo tempo, isso aumenta o estresse e diminui a produtividade. Já quando se está lendo, você está prestando atenção apenas na história, o hábito de ler melhora muito sua concentração.

Escrever melhor

Quanto mais você ler, mais fica exposto às palavras, e assim, consegue escrever mais e melhor. Você melhora sua escrita sendo influenciado por outros escritores.

Tranquilidade

Além de relaxar, você fica em paz e tranquilo enquanto lê. Como os livros de autoajuda, que influenciam o humor de muitas pessoas.

Como desfrutar do hábito da leitura?

Para adquirir o hábito de ler, deve-se avançar gradualmente, em vez de logo escolher um livro clássico, composto por inúmeras páginas. Comece lendo aquilo que mais o agrada. Se você é uma pessoa que gosta de esportes, procure cadernos esportivos em jornais, revistas especializadas, biografias sobre grandes nomes e textos em geral que tratem do assunto.

Recomendo também: benefício da leitura

O mesmo se aplica a cinema, turismo, curiosidades etc.: qualquer tema é válido para abrir as portas à leitura.

Como exercitar a leitura em cada fase da infância

Outra dica importante é aproveitar todas as “brechas” do seu tempo para ler. Tem se tornado cada vez mais comum encontrar pessoas com um livro na mão ao entrar em um ônibus ou metrô, ao sentar-se em uma sala de espera de um consultório ou até mesmo em filas de banco. Esses momentos em que, aparentemente, nada de útil pode ser feito (a não ser esperar) são ótimas oportunidades para sacar da bolsa um livro. Além do prazer da leitura, a companhia de um livro vai fazer com que o desconforto da espera seja minimizado.

Se preferir, institua um horário para leitura. Pode ser antes de dormir, naqueles 10 minutos do horário de almoço que (às vezes) restam. Ritualizando essa prática, facilmente, ler se tornará parte de sua rotina.

Uma recomendação importante: tire proveito daquilo que você lê. Reflita sobre o assunto abordado nas leituras, discorde ou concorde, converse com outras pessoas sobre seu ponto de vista. Essa é uma forma de colocar em prática o que você leu e de exercitar sua argumentação e seu vocabulário.

Não há formulas mágicas para nos tornar leitores assíduos. É preciso dedicação e perseverança até que comecemos a ler rotineiramente, por prazer e não por obrigação. O hábito de leitura, há tanto tempo incorporado pelas culturas norte-americana e europeia, parece que está se difundindo no Brasil cada vez mais, embora isso ainda ocorra de forma bastante vagarosa.

E quem mais ganha com o aumento da prática da leitura? Os próprios leitores, que passarão a explorar realidades e mundos diferentes dos seus, por meio da imaginação, a se comunicar melhor no dia a dia, a adquirir um vocabulário mais amplo, e, consequentemente, a ter melhores chances de crescer em suas carreiras.

Importância da Leitura, ferramentas e metodologias para incentivar e melhorar a leitura