Como as crianças publicaram um livro sem gastar nada

Como as crianças publicaram um livro sem gastar nada
Como as crianças publicaram um livro sem gastar nada

Como as crianças publicaram um livro sem gastar nada

A Alfabetização é um mundo cercado de descobertas, e colocar a tecnologia como aliada nesse momento pode deixa-lo ainda mais atrativo. Foi o que eu percebi a partir de uma atividade que realizei com turmas do 3º ano, associando a leitura e escrita aos recursos digitais e trazendo o mundo dos e-books para as aulas de informática.
Para começar o trabalho, optei por um livro virtual com imagens vivas e frases curtas. Durante a leitura, os pequenos ficaram encantados com a possibilidade de interagir com a história pela tela do computador. Após essa introdução, propus que os alunos criassem os seus próprios livros inspirados na história que foi lida.

Empolgadas com a ideia, as crianças me ajudaram a planejar essa ação. Como não há computadores suficientes para todas, elas se organizaram em duplas para escreverem juntas a publicação. Nós ainda utilizamos o Paint Brush, programa presente em todas as máquinas da escola, para ilustrar as páginas.
O processo permitiu que os estudantes trabalhassem o vocabulário e a construção de sentido. Isso foi fundamental para refletir sobre as dificuldades textuais, permitindo que elas avançassem nas hipóteses de escrita.
Na sequência, juntamos todo o material produzido, selecionamos o que seria utilizado e editamos no Movie Maker, outra ferramenta gratuita presente nos computadores. Também utilizamos o Audacity, software livre de edição de áudio, para gravar a história com as vozes de cada um, exercitando a oralidade e fluência leitora.
O resultado final encantou a todos. Aproveitei a animação para lançar um novo desafio. Envolvemos os pais no projeto o “Dia do Autógrafo”. Salvamos os trabalhos em CDs individuais, em que cada um ilustrou a sua capa, confeccionamos os convites e chamamos as famílias para prestigiarem a produção de seus filhos.

Aluno do 3º ano autografa e-book para sua família (Foto: Débora Garofalo)
No dia, apresentamos o material produzido, cada criança autografou o seu CD e deu para que seus pais levassem para casa. Era visível a emoção de todos nesse momento.
Ficou com vontade de replicar a ideia? Listei algumas dicas que podem te ajudar nessa missão:
Planeje
Calcule o tempo que será necessário e divida o trabalho para o tempo de aula disponível.
Apresente o e-book
Mostre para a sala como funciona esse recurso e converse sobre o autor com o qual a turma vai trabalhar, as imagens presentes e explore o vocabulário utilizado.
Escute
Ouvir a opinião dos participantes foi fundamental para envolve-los na tarefa.
Agrupamento dos alunos
Faltam computadores? Então agrupe as crianças e incentive a parceria e colaboração, para que, juntas, superem os desafios propostos.
Envolva os pais
Essa é uma época em que os estudantes necessitam de segurança para avançar na Alfabetização e a presença dos familiares pode contribuir para o desenvolvimento.
CDs com a edição digital dos livros para dar aos pais (Foto: Débora Garofalo)