Atividades adaptadas para alunos com deficiência intelectual

Dicas, Estratégias e Ideias de Atividades adaptadas para alunos com deficiência intelectual para trabalhar, formação de palavras, adequação de parlendas e muito mais.

Atividades a partir de propostas de adaptação e adequação curricular- alunos com deficiência intelectual incluídos na rede comum de Ensino e atividades meio para desenvolvimento de habilidades relacionadas à habilidades escolares

Trabalho principalmente com alunos que apresentam deficiência intelectual e déficit de aprendizagem  e se encontram matriculados na rede comum de ensino em duas situações : uma em atendimentos de sala de recursos e outra em atendimentos de Psicopedagogia  -Educação Especializada.

Mediante as situações oferecidas em sala de aula, para que o conteúdo torne-se mais claro e acessível há a necessidade de alguns ajustes para favorecer a compreensão e apreensão do assunto trazido, favorecendo a formação da imagem mental tão necessária para alunos com deficiência intelectual.

VEJA TAMBÉM: Baixe Cadernos de atividades para Educação Especial

Assim o uso da comunicação alternativa torna-se excelente ferramenta para viabilizar este acesso e compreensão das atividades, bem como das preferências e escolhas por determinados temas ou personagens, principalmente quando trabalhamos com alunos que apresentam TEA (Autismo).

Envio assim algumas experiências realizadas em intervenções:

Atividades adaptadas para alunos com deficiência intelectual

-Atividade 1: Proposta do professor  da rede comum-acrescentar a letra “H” nas palavras para ver nova formação

Nesta atividade o aluno atendido ainda apresenta-se em nível de escrita silábico alfabético e se beneficiou deste ajuste na atividade, que seria apenas de escrita à alunos que encontram-se em nível mais avançado.

Pela defasagem cognitiva, a mera substituição não faria sentido, nesse caso foi oferecido repertório de imagem visual para compreensão do significado da nova palavra.

Atividades adaptadas para alunos com deficiência intelectual

– Atividade 2: Adequação de parlendas

Nesta situação a apresentação da parlenda através da comunicação alternativa favoreceu a compreensão da frase e possibilitou a memorização, aspectos de leitura intuitiva, sequência e ordenação, ampliando sucesso na escrita via memória, requisito exigido na série cursada pelo aluno.

Atividades adaptadas para alunos com deficiência intelectual

– Atividade 3: Brincando para resolver operações

Esta atividade torna-se mais interessante com o ajuste de uma brincadeira antiga usada pelas meninas na escola.

Modifica a resolução simples das operações, que era complicada para o nível de aprendizagem da aluna, onde a partir do emprego de cores nas operações a atividade se ajusta na busca da respectivas cores, no convite à resolução com apoio concreto da operação e finaliza com a confirmação da resposta da operação  acompanhada da resposta por extenso a completar a cruzadinha, estimulando assim a leitura e ajuste justificado da escrita.

Atividades adaptadas para alunos com deficiência intelectual

Atividade 4: Formação de palavras

A proposta pode ser a partir de formação aleatória como no caso do boliche, onde as peças que caem através do lance da bola são registradas para obter a formação da palavra ou o caso de atividade dirigida estimular o cumprimento da tarefa de casa que propõe junção de silabas para tal formação, viabilizando-as através do desfile das “Pollys” , brinquedo de interesse da criança atendida.

Atividades adaptadas para alunos com deficiência intelectual

Atividades adaptadas para alunos com deficiência intelectual

Estratégias diversas :

– Use brinquedo para incentivar a leitura, associação de palavras x objetos e a categorização;

– Use fita crepe, tintas e carrinhos, carimbos e massinha para estimular coordenação viso-motora, aprimorar habilidades de preensão ;

– Geoplano para desenvolver aspectos de percepção, elaboração, espaço, formas e medidas, reprodução de imagens;

-Objetos do interesse e de coleções da criança para categorização, classificação, agrupamento, ordenação, noções de conjunto e quantidade;

– Objetos reais e do cotidiano para desenvolver percepções e compreensão de medidas e suas variações de forma significatica, valorizando os registros através de desenho para depois atribuir significado numérico;

– Encartes de revistas para criar quebra cabeças e possibilitar percepções de posições no espaço;

– Personagens do interesse para que a criança desenhe e construa seu silabário e jogos temáticos favorecendo a alfabetização;

-Pastas com plástico, atividades em sulfite envoltas em papel contact  e canetão de lousa branca para riscar,brincar e apagar para uso com outras situações e crianças.

Por:  Fabiana Squarizzi Alves- Professora Especialista em Educação Especial , Psicopedagoga em atendimento voltado à assessoria inclusiva,adaptação e flexibilização curricular , Professora do curso de Pedagogia FECGS na disciplina de didática,estratégias e recursos da aprendizagem de alunos com Necessidades Especiais. [email protected]