Que tipos de materiais podem ser reciclados?

Que tipos de materiais podem ser reciclados?

Além de ensinar que reciclar é importante, devemos ensinar as crianças que materiais podem ir para o lixo reciclável e como fazer a separação correta desses materiais.
Além de ensinar que reciclar é importante, devemos ensinar as crianças que materiais podem ir para o lixo reciclável e como fazer a separação correta desses materiais.
Que tipos de materiais podem ser reciclados?
Em casa, muitas vezes é inviável ter lixeiras diferentes para cada material, mas é bem fácil separar o lixo orgânico do reciclável e em muitas cidades existem programas de coleta de lixo reciclável. Mesmo não havendo um programa de coleta, você pode procurar na sua cidade se ela possuí alguma cooperativa de reciclagem que possa destinar o lixo corretamente.

Na escola é possível instalar as lixeiras de lixo reciclável como parte de um projeto maior para o ensino e também para incentivo à reciclagem.
Para que as crianças saibam corretamente o que vai em cada lixeira, você professora, precisa ensinar as crianças como se separa o lixo reciclável do lixo orgânico e também que cada tipo de lixo deve ser destinado em um tipo específico de lixeira.
E se você não tiver as lixeiras coloridas, isso não é motivo para deixar de reciclar. Você pode imprimir o nome de cada material em uma folha de papel e colar sobre uma folha de cartolina colorida de acordo com o tipo de material e depois plastificar.
Lixeira Amarela: Metais e latinha de refrigerante
Lixeira Verde: Vidros
Azul: Papéis
Vermelho: Plásticos
Na imagem abaixo fica mais fácil e detalhado cada tipo de material que vai em cada lixeira.
E como para crianças, nada é melhor do que brincar, você pode pegar caixas de papelão forradas com papel colorido nas cores das lixeiras de lixo reciclável ou as próprias lixeiras (limpas, pelo amor de deus!), pegar embalagens e frascos e espalhar pela sua sala.
A atividade consiste em deixar que cada criança pegue um tipo de lixo e jogue na lixeira correta (somente cuidado com o vidro, que pode ser deixado de lado para segurança das crianças, ou então você pode imprimir modelos de garrafas em uma folha A4 como forma ilustrativa).
Outra atividade que você pode fazer se tiver um espaço em sua creche ou escola é enterrar diferentes materiais sob a terra. Elas verão com os próprios olhos como o papel se desfaz muito rápido, enquanto outros materiais vão parecer intactos. Se você conseguir se planejar, pode enterrar os objetos meses antes e desenterrar no momento da atividade com as crianças.
Além da reciclagem, você pode abordar outros assuntos como a separação do lixo para coleta seletiva, o uso consciente da água e também a preservação da mata e dos animais.