Como ensinar reciclagem para as crianças

Como ensinar reciclagem para as crianças – Reciclagem e ecologia são temas cada vez mais abordados em sala de aula e cada vez mais cedo com as crianças. Para isso dar certo, você precisa ensinar de uma maneira fácil, que as crianças entendam rapidamente e que seja de uma forma lúdica, ou seja, brincando.
Como ensinar reciclagem para as crianças
Pesquisas revelam que o ensino lúdico possibilita muito mais desenvolvimento para as crianças, pois ela encontra prazer e satisfação durante a atividade.

A importância da reciclagem

A gente sabe que é importante, mas muitas vezes é melhor ter os argumentos certos para falar com as crianças sobre a reciclagem. E o melhor argumento de todos é falar sobre o tempo de decomposição dos materiais.

Você vai encontrar várias tabelas e listas descrevendo quanto tempo vai demorar para o papel, vidro, metal e plástico se decomporem e algumas informações podem até variar de uma fonte para outra, mas basicamente sempre é bastante tempo, um número incontável de anos, muito maior do que a vida de uma pessoa.
Fique por dentro:
Como ensinar reciclagem para as crianças
Outro bom motivo para reciclar é a energia necessária para produção dos materiais, já que reciclar usa bem menos energia do que produzir um material novo. Entre outros motivos, podemos citar:
O metal, por exemplo, precisa ser explorado na terra, o que causa grandes áreas de devastação florestal, que dificilmente vai ser recuperada após a retirada dos metais.
O plástico é um derivado de petróleo, e sabemos que os combustíveis fósseis são responsáveis pela poluição que temos em nosso ar.
O papel hoje gera uma boa discussão, já que praticamente todo o papel que produzimos hoje e que você deve usar na sua sala de aula é produzido de forma sustentável, com árvores plantadas para esta finalidade, então mesmo consumindo papel, não estaríamos gerando problemas para natureza. Porém grandes plantações de árvores também provocam a derrubada da mata nativa, o que provoca o desequilíbrio ambiental na região.
O vidro, considero que é um dos materiais menos preocupantes pois ele pode ser infinitamente reciclado, bastando a necessidade de derretê-lo novamente. Alguns vidros de bebidas são lavados e usados novamente, sem sequer passar por um processo de reciclagem. E também aposto que você tem um vidrinho de molho, maionese ou qualquer outra comida que você usa pra guardar outras coisas depois, de certa forma isso também é reciclagem.
Outro ponto que muita gente não fala sobre reciclagem quando conversa com as crianças é sobre a reciclagem de equipamentos tecnológicos. Você sabia que tem ouro e outros metais preciosos no seu telefone celular? Com o aumento da tecnologia de reciclagem e usando ácidos e outros produtos químicos, hoje é possível remover os metais mais valiosos de equipamentos que muitas vezes ficam esquecidos dentro das gavetas de casa.
____________________________
Com Informações: www.atividadeseducacaoinfantil.com.br