7 Dicas para ser mais criativo

A criatividade pode fazer a diferença no dia a dia. As pessoas mais criativas se sobressaem no cotidiano e tem mais possibilidades de encontrar soluções em momentos difíceis.
7 Dicas para ser mais criativo
A criatividade pode fazer a diferença no dia a dia. As pessoas mais criativas se sobressaem no cotidiano e tem mais possibilidades de encontrar soluções em momentos difíceis.
A criatividade é uma das mais poderosas armas em tempos de dificuldade. De certo modo, a raça humana alcançou o topo da cadeia alimentar única e exclusivamente por causa da nossa criatividade.
Não há dúvidas de que ela é muito importante para o nosso futuro, não é mesmo?

Mas como se tornar mais criativo? É possível melhor a criatividade?
Bom, felizmente existem maneiras de treinar a sua criatividade. Aprenda como.

Veja 7 dicas para ser mais criativo

Antes de saber como melhorar a sua criatividade, é importante saber o que a criatividade -não- é.
A criatividade não é um dom, nem um talento inato, pessoas não nascem criativas. Criatividade é uma habilidade, como qualquer outra, ela pode ser aprendida, treinada e melhorada.
Porém a criatividade não é algo que é aprendido com alguns minutos. Não ache que você irá ler esse artigo e já inventará a próxima grande inovação que a humanidade precisa.
Para exercitar a criatividade é preciso adotar pequenas mudanças de comportamento e de pensamento.

Com ou sem pressão?

A criatividade pode manifestar de duas maneiras diferentes em pessoas. Algumas conseguem exercer a sua criatividade apenas em momentos de calma, quando têm muito tempo para resolver a situação proposta.
Outros tem a sua criatividade expressada mais forte durante momentos de pressão ou com um prazo apertado.
Encontre o momento em que sua criatividade tem uma expressão maior e saiba aproveitar esses momentos.

Não tenha vergonha

“O principal inimigo da criatividade é o “bom” senso”- Salvador Dali.
“Não pense. Pensar é o inimigo da criatividade. É autoconsciente, e tudo que é autoconsciente atrapalha. Você não pode tentar fazer coisas. Você simplesmente tem que fazer coisas” -Ray Bradbury.
Essas duas frases refletem sobre a necessidade de abandonar o pensamento crítico na hora de criar algo e exercer a sua criatividade.
“Não ter vergonha”,  significa que você precisa esquecer a opinião dos outros, não ligar se acham que vão rir de você ou não. Você precisa fazer o que quer fazer.
Isso é exercitar a sua criatividade.

Saiba como perguntar ao invés de saber como responder

Einstein uma vez disse que se ele tivesse 1 hora para resolver um problema, ele passaria 55 minutos tentando achar a maneira certa de fazer a pergunta.
Se a sua criatividade está emperrada e você está “empacado” em alguma coisa, você não está fazendo a pergunta certa. Pensar em coisas novas exigem perguntas novas, assim que você achar a pergunta certa, a resposta vem fácil.

Seja um “rebelde”

A maior rebeldia da existência é a criatividade. Era isso que dizia o guru indiano e mestre da meditação Osho. É preciso se rebelar contra a vida ordinária e o sistema em que vivemos no dia a dia.
Se você se conformar com a vida como ela é, não há motivos para questionar a realidade. E como já vimos, sem perguntas não há novas respostas.

Saiba analisar coisas que já existem

Steve Jobs disse uma vez que criatividade é a capacidade de ligar duas coisas que já existem. Segundo o livro Zig zag: The Surprising Path to Greater Creativity, de Keith Sawyer, os maiores insights de criatividade vem da conexão entre objetos sem relação alguma.

Procure novas áreas

É importante ter a cabeça aberta para coisas novas. Novas informações, novos gostos, novas experiências e por aí vai.
Tente buscar novas coisas apenas por hobby. Em um exemplo prático. Eu entrei em contato com uma banda chamada Alestorm, que é sobre piratas. A partir daí comecei a estudar sobre piratas e sobre outros tipos de figuras históricas como os cavaleiros, arqueiros e sobre seus costumes, armas e táticas.
Durante todo esse processo muitas ideias sobre novas histórias, contos e livros já passaram pela minha cabeça.
Tudo com algumas horas relaxando e dando uma olhada no YouTube.
O próprio Darwin Estava lendo outros livros por diversão quando teve a ideia da seleção natural.
Não tenha a mente fechada nem ache que “já sabe de tudo”. É sempre bom ir atrás de novas informações, relevantes ou bobas, sempre busque novos caminhos para novas áreas.

A cabeça acompanha o corpo

Deixar o corpo parado também atrapalha a criatividade e todo o cérebro. É importante exercitar o seu corpo para que a mente continue saudável.
Estudos científicos até ligam o exercício com a criatividade de forma direta.
Segundo o professor John Kounios, da Unviersidade de Drexel, pouco antes do momento máximo de criatividade, ondas de relaxamento passam pela parte de trás da cabeça. Essas ondas são ativadas por atividades que relaxam o cérebro.