Início Dicas 10 Livros que todo Professor precisa ler

10 Livros que todo Professor precisa ler

320
0
COMPARTILHAR
É fundamental que os profissionais da educação se mantenham em contato com a leitura. 10 Livros que todo Professor precisa ler
O melhor amigo de um professor, sem dúvida, é o livro. É dele que vem o conhecimento, a experiência e a atualização dos métodos de trabalho. Por isso, é fundamental que os profissionais da educação se mantenham em contato com a leitura. 

Seja um clássico ou um livro mais contemporâneo, não importa: o que vale é ler.

10 Livros que todo Professor precisa ler

1 – Pais brilhantes, professores fascinantes – Augusto Cury
É um dos livros de mais sucesso entre os profissionais da educação. É um verdadeiro convite para que a família faça parte da rotina do aluno e se envolva nos problemas que surgem, mas esteja presente também nas vitórias. A obra traz ideias de como a escola pode convidar e atrair quem está do lado de fora da sala de aula.
2 – Eu sou Malala – Malala Yousafzai e Christina Lamb
A história da garota que viveu o regime Talibã e lutou para conseguir estudar ganhou o mundo. Esse livro contribui para que os professores falem sobre outras culturas e apresentem uma realidade diferente aos alunos. Uma linguagem atual e simples vai atrair a todos.
3 – Psicopedagogia e realidade escolar – Beatriz Scoz
Muitos estudantes têm dificuldades em aprender e muitas vezes os professores agem de forma inapropriada ao tentar contornar esses problemas. Como é possível propor a melhor maneira, para escola, professor e aluno? É o que tenta explicar a escritora Beatriz. Vale a leitura.
4 – Itinerários pela Educação Latino-Americana – Rosa Maria Torre
O livro contribui para que profissionais tenham uma visão geral sobre programas educacionais aplicados em diversos países da América Latina. É rico no sentido de comparar, o que pode ser copiado e melhorado.
5 – Pedagogia da autonomia – Paulo Freire
Um dos pedagogos mais importantes do Brasil oferece uma reflexão e tanto sobre como é possível melhorar a ação do professor em sala de aula.
6 – Educar na esperança em tempos de desencanto – Pablo Gentili
Os professores enfrentam atualmente dificuldades de encontrar escolas com uma estrutura ideal de trabalho, bons salários e programas de educação. O livro discute esse momento e busca soluções, que ele chama de esperança, para driblar esse cansaço social.
7 – A organização do Currículo por Projetos de Trabalho – Fernando Hernández e Monteserrat Ventura
Coloca em discussão se o modelo tradicional de escola é a melhor forma de oferecer aprendizado ao aluno. A partir de uma experiência em um colégio na Espanha, a proposta é levar os docentes a pensar em métodos mais inovadores de educação.
8 – O Trabalho Docente: avaliação, valorização e controvérsias – Benadete A. Gatti
O livro aborda a importância de se valorizar, sob diferentes aspectos, a figura do professor. Buscar um equilíbrio entre salário e quais cobranças exigir do profissional. Afinal, ele quem vai ditar o tom em sala de aula.
9 – A arte de ensinar –  Rubem Alves
Outro livro clássico para os professores e bastante necessário. O autor acredita que, além de ensinar, o docente também aprende e vive um caminho de conhecimento próprio. Sendo assim, o desenvolvimento deve ser pensado em mão dupla.

10 – Educação 3.0 – Rui Fava
Oferece a metodologia Ciclo Pdca, que consiste no planejamento, revisão e ação de iniciativas que unem a administração escolar e a rotina do professor visando o aprendizado do aluno.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here