Escola pública inaugura espaço com máquinas de lavar e chuveiros para alunos em situação de rua

Escola pública inaugura espaço com máquinas de lavar e chuveiros para alunos em situação de rua
Escola pública inaugura espaço com máquinas de lavar e chuveiros para alunos em situação de rua

O espaço ainda conta com shampoos, condicionadores, sabão em pó, toalhas e roupas limpas.

Post retirado do site – Razões para Acreditar
Por causa da falta de um local adequado para tomar banho e lavar as roupas sujas, moradores em situação de rua não conseguem cuidar da higiene pessoal como eles gostariam. Resultado: o mau cheiro impede que essas pessoas consigam arrumar uma entrevista de emprego ou mesmo de frequentar a escola, principalmente em se tratando de crianças e adolescentes. É o caso de alguns alunos da East High School, uma escola pública do Estado de Utah, nos Estados Unidos.
Sabendo que isso poderia fazer com que eles desistissem dos estudos, a escola inaugurou recentemente um espaço com chuveiros, armários e máquinas de lavar e secar para os alunos sem teto.
O local foi batizado com o nome de Leopard Laundry – uma referência à mascote da escola, um leopardo. O espaço ainda possui xampus, condicionadores, sabão em pó, toalhas e roupas limpas, doados pela comunidade.
1
Segundo a East High School, cerca 80 alunos em situação de rua estudam no colégio. Eles dormem em abrigos ou na calçada. É uma pequena parte dos cerca de 2 mil estudantes matriculados. Embora não sejam a maioria, a escola entende que a iniciativa ajuda as crianças desabrigadas a se concentrarem nos estudos, para que um dia elas possam sair das ruas.
“Assim como a escola é o local onde muitos alunos fazem sua única refeição do dia, ela também pode ser o lugar onde tomam seu único banho ou podem lavar suas roupas”, explicou Kris Barta, especialista em Apoio à Família que trabalha na escola, ao site KSL.
“Queremos poupar nossos alunos, o máximo que pudermos, de preocupações como essas para que possam se concentrar nos estudos e cavar oportunidades para sair da situação em que se encontram”, completou Barta.
Existem também várias prateleiras com diversos materiais de higiene. “Pegue o que você precisar, volte amanhã”.
Fotos: Mary Richards / KSL Newsradio