Atividades e Desenhos para colorir – Carnaval

Atividades e Desenhos para colorir – Carnaval
Olá amigos e amigas do SÓ ESCOLA. 
Nesta postagem trago para vocês atividades e desenhos prontos para imprimir e colorir com o tema Carnaval.

Atividades e Desenhos para colorir – Carnaval

1
2
3
4
5
6
7
__________________________________

Como surgiu o Carnaval?

carnaval como é comemorado no Brasil sofreu influência de uma festa de rua, o entrudo, festa de origem portuguesa, que consistia em jogar farinha, ovo e tinta nas pessoas. Porém, a comemoração aqui no Brasil passou por mudanças por causa do folclore indígena e a cultura africana, trazida pelos escravos. Todos esses fatores culturais construíram um carnaval diferente em cada parte do Brasil. O Rio de Janeiro é famoso pelos desfiles das escolas de samba e as pessoas podem assistir pela TV. Em São Paulo, também tem desfile de escolas de samba, mas não é tão famoso como no Rio de Janeiro. Na Bahia, temos vários ritmos juntos e misturados: os trios elétricos atraem milhões de foliões todos os anos e a festa dura uma semana. Além do ritmo normal de carnaval, na Bahia temos o afoxé baiano e o Olodum. Em outros estados, como Pernambuco e Minas Gerais, o carnaval de rua é o mais popular.
Há também as Micaretas, que são os carnavais fora de época, que acontecem em todo o país em outros meses que não o do carnaval, geralmente após uns seis meses da data da festa carnavalesca.
carnaval é a última festa antes da quaresma. No século XIII, os nobres franceses começaram a promover grandes festas onde era obrigatório o uso de máscaras e roupas luxuosas – os bailes – e provavelmente foi assim que surgiram as primeiras festas à fantasia. Essas festas logo ficaram populares entre as altas classes em toda Europa e se espalharam por todo o mundo. Durante toda uma época, o carnaval acontecia nos Bailes de Carnaval, onde as pessoas iam fantasiadas. De uns dez anos para cá, o carnaval nas cidades acabou indo para as ruas e hoje em dia não se tem mais bailes de carnaval como antigamente.
Veja mais:

A ORIGEM DO CARNAVAL

A origem do carnaval é incerta, mas acredita-se que tenha surgido na Grécia por volta do ano 520 a.C. Era uma festa em que o vinho era fundamental e as pessoas se reuniam em nome do deus grego Dionísio com a única intenção de se divertirem, celebrar a chegada da primavera e a fertilidade. Esse tipo de comemoração se tornou popular em Roma durante os primeiros séculos da era cristã.
O nome Carnaval deriva de “Carne Vale”, e seu significado está ligado ao fato dessa festa pagã acontecer durante os dias que antecedem a quaresma, um longo período de privação, portanto era como uma despedida dos pecados da carne. Esse nome surgiu depois que a celebração foi legalizada pela Igreja Católica para coibir o que a instituição classificava como celebração pecaminosa. Ou seja, a celebração tinha como objetivo principal extravasar e fazer tudo que durante a quaresma era proibido.
Em 1545, depois do concílio de Trento, mudou-se o calendário de Juliano para Gregoriano e o Carnaval passou a ser uma data oficial para os cristãos. Dessa forma, é reconhecida como festa popular de rua que sofreu uma série de modificações culturais até chegar aos dias de hoje.
________________________

Atividades de Carnaval, Carnaval, Datas Comemorativas, Desenhos para Colorir, Desenhos para Imprimir, 

Confira outras sugestões para trabalhar essa data comemorativa: