CONTO: Porque o cachorro foi morar com o homem

Olá amigos e amigas do SÓ ESCOLA. Nesta postagem trago parta vocês um texto com atividades de interpretação de texto. Trata-se de um conto – Porque o cachorro foi morar com o homem.

_____________________________

Porque o cachorro foi morar com o homem

O cachorro, que todos dizem ser o melhor amigo do homem, vivia antigamente no meio do mato com seus primos, o chacal e o lobo.
Os três brincavam de correr pelas Campinas sem fim, matavam a sede nos riachos e caçavam sempre juntos.
Mas, todos os anos, antes da estação das chuvas, os primos tinham dificuldades para encontrar o que comer. A vegetação e os rios secavam, fazendo com que aos animais da floresta fugissem em busca de outras paragens.
Um dia, famintos e ofegantes, os três com as línguas de fora por causa do forte calor, sentaram-se à sombra de uma árvore para tomarem uma decisão.
            – Precisamos mandar alguém à aldeia dos homens para apanhar um pouco de fogo- disse o lobo.
            – Fogo?- perguntou o cachorro.
            – Para queimara o capim e comer gafanhotos assados – respondeu o chacal com água na boca.
            – E quem vai buscar o fogo?- tornou a perguntar o cachorro.
            – Você!- responderam o lobo e o chacal, ao mesmo tempo, apontando para o cão.
De acordo com a tradição africana, o cão, que era o mais novo, não teve outro jeito, pois não podia desobedecer a uma ordem dos mais velhos. Ele ia ter que fazer a cansativa jornada até a aldeia, enquanto o lobo e o chacal ficavam dormindo numa boa.
O cachorro correu e correu até alcançar o cercado de espinhos e paus pontudos que protegia a aldeia dos ataques dos leões. Anoitecia, e das cabanas saía um cheiro gostoso. O cachorro entrou numa delas e viu uma mulher dando de comer se distrair para ele pegar um tição.
Uma panela de mingau de milho fumegava sobre uma fogueira. Dali, a mulher, sem se importar com a presença do cão, tirava pequenas porções e as passava para uma tigela de barro.
Quando terminou de alimentar o filho, ela raspou o vasilhame e jogou o resto do mingau para o cão. O bicho, esfomeado, devorou tudo e adorou. Enquanto comia, a criança se aproximou e acariciou o seu pelo. Então, o cão disse para si mesmo:

            – Eu é que não volto mais para a floresta. O lobo e o chacal vivem me dando ordens. Aqui não falta comida e as pessoas gostam de mim. De hoje em diante vou morar com os homens e ajudá-los a tomar conta de suas casas.
E foi assim que o cachorro passou a viver junto aos homens. E é por causa disso que o lobo e chacal ficam uivando na floresta, chamando pelo primo fujão.

__________________________________________

Confira os Exercícios 

1. Responda:

A) Quais são as personagens do texto?
B) Onde se passa a história?
C) Quando se passa a história?
D) Como os três viviam?
E) Por que os primos tinham dificuldade para encontrar o que comer?
F) Para que o lobo queria o fogo?
G) De acordo com a tradição africana o que o cachorro não podia fazer?
H) O que saia das cabanas?
I) O que a mulher fez quando terminou de alimentar o filho?
J) Como a criança tratou o cão?
K)Por que o cachorro  não quis voltar à floresta?
2. Você acha que o cão agiu corretamente? Explique sua resposta.
3. Conte essa história com suas palavras.
4. Crie um outro final para a história.
5. Imagine um encontro entre o lobo, o chacal e o cachorro. Como os primos iriam tentar levar o cão de volta à floresta?