Modelos de ficha de avaliação objetiva – Educação Infantil

Modelos de ficha de avaliação objetiva – Educação Infantil
Modelos de ficha de avaliação objetiva – Educação Infantil
A Educação Infantil é a fase escolar onde se tem como objetivo principal o desenvolvimento integral da criança. A avaliação, deve ser tratada como ferramenta para que auxilia a conquista desse objetivo, devendo sempre respeitar a singularidade e a individualidade de cada criança. 

De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação sobre a Educação Infantil, na educação infantil,a avaliação deve ser realizada mediante acompanhamento e registro do seu desenvolvimento, sem o objetivo de promoção, mesmo para o acesso ao ensino fundamental (Brasil,1996).

Uma avaliação de boa qualidade é aquela em que o professor valoriza e estimula a criança a se engajar no processo de aquisição de conhecimento, provocando avanços na criança, que não ocorreriam espontaneamente sem a sua mediação. Funcionando como um termômetro, onde o professor pode ver o que funciona, onde melhorar, onde investir. 

Além do relatório com o parecer descritivo, o professor também pode utilizar uma forma de avaliação mais objetiva, usando um tipo de boletim.

Ficha de avaliação objetiva 

Nessa ficha de avaliação, normalmente, são listadas todas as competências e habilidades esperadas a serem atingidas, pelas crianças,ao final de cada período. 
Essa ficha serve para acompanhamento do desenvolvimento da criança, de uma forma mais objetiva. Não sendo decisiva na promoção, nem em hipótese alguma para retenção do aluno.
Para te ajudar a elaborar a sua própria ficha de avaliação objetiva (boletim), para os alunos de até 5 anos, seguem alguns modelos: