BAIXE 27 livros em PDF para melhorar a ortografia online grátis

BAIXE 27 livros em PDF para melhorar a ortografia online grátis
BAIXE 27 livros em PDF para melhorar a ortografia online grátis
Olá amigos e amigas. Hoje trago para vocês uma lista de livros para baixar em pdf para auxiliar na melhoria da ortografia – Online e gratuitamente. Esta postagem foi retirada do site CANAL DO ENSINO.
A Língua Portuguesa, idioma oficial do Brasil e diversos outros países, é uma língua riquíssima em sentidos, palavras e recursos que nos permitem uma expressão mais precisa de tudo o que intencionamos comunicar. Porém, junto com esses benefícios, há os desafios que acompanham uma língua tão complexa: uma rede imensa de regras e normas ortográficas, de construção de textos, estilos e diversos outros temas relativos à nossa comunicação que, quando somados aos padrões específicos (linguagem acadêmica, linguagem jurídica, linguagem técnica, etc) tornam a escrita extremamente difícil para muitas pessoas.

Qual é a importância de se aprimorar a escrita?
Ter o domínio da Língua Portuguesa é de vital importância para todas as pessoas, uma vez que textos bem escritos e bem estruturados, não somente em termos gramaticais, mas em termos semânticos, com coesão, clareza e objetividade são muito mais atraentes ao leitor e conseguem comunicar de maneira assertiva e confiável a ideia proposta. Em outros casos, como em ambientes jurídicos e acadêmicos, por exemplo, um texto coerente com todas as normas ortográficas é requisito básico de aceitabilidade.
BAIXE 27 livros em PDF para melhorar a ortografia online grátisMesmo para as pessoas estudiosas do idioma, que têm grande afinidade e habilidades afiadas de escrita a língua portuguesa tem sido alvo de atenção maior, particularmente por conta do Novo Acordo Ortográfico, aceito em 2015 e oficial para todos os textos no idioma a partir do ano de 2016. Dessa maneira, várias normas já aprendidas precisam ser revisitadas para que os textos se adequem aos novos padrões da forma culta.

27 livros em PDF para melhorar a ortografia

Nesse cenário, livros e manuais tem sido publicados como guias, sendo úteis a todas as pessoas inclusive escritores, pesquisadores e professores de língua portuguesa, com técnicas de aprendizagem, as novas mudanças e exercícios de aplicação da Língua. Por isso, preparamos abaixo uma lista com 27 livros dos mais diversos tipos que tem o aprimoramento do nosso idioma como tema principal, voltados para o público geral, estudantes, profissionais, professores, crianças e adultos, com as regras, sugestões, estilos e exercícios para aprimorar a ortografia. Todos os livros estão em PDF e podem ser acessados gratuitamente:
BAIXE 27 livros em PDF para melhorar a ortografia online grátis
BAIXE 27 livros em PDF para melhorar a ortografia online grátis

Guia prático do Português – Cláudio MorenoDo reconhecido professor Claudio Moreno, esse Guia prático vai além da explicação de normas da Língua Portuguesa, mas aborda o idioma de forma inspiradora e prazerosa. Suas explicações vão além de um conjunto de normas frias, mas o professor nesse livro busca sempre aguçar a curiosidade do leitor, instigando-o a ir além das regras já dadas e a descobrir o sentido estrutural por trás de cada norma da língua. Um excelente livro para estudantes e amantes da Língua.

BAIXE 27 livros em PDF para melhorar a ortografia online grátis

Lingua Portuguesa – Caligrafia 1: Ter uma boa escrita vai além de seguir normas, regras e textos bem estruturados, mas também aborda a arte da escrita manual, da caligrafia. Esse livro é excelente para crianças desde cedo aprenderem a escrita com uma boa estética, aprimorarem seus traços e dar um tom ainda mais artístico à Língua Portuguesa.

Como melhorar sua escrita definitivamente – Gustavo Periard: um livro voltado especialmente para estudantes e pesquisadores, o autor elaborou esse e-book com o enfoque em produção de textos acadêmicos, monografias, redações da forma mais clara, assertiva e, é claro, dentro de todas as normas da língua Portuguesa. Esse guia traz dicas sobre como criar e expressar ideias na escrita, como manter o foco da discussão, escolha de título, como manter o interesse do leitor em todas as fases do texto e diversas outras dicas de semântica e estrutura textual.

Michaelis: Guia Prático da Nova Ortografia – Douglas Tufano: Esse livro surgiu a partir de uma preocupação do autor de sintetizar em um guia todas as regras gramaticais da Língua Portuguesa. Como uma espécie de manual de consulta, neste livro é possível encontrar todas as mudanças de forma objetiva e muito fáceis de encontrar, de forma que o leitor possa consulta-lo rapidamente sempre que sentir necessário.

Guia da Reforma Ortográfica – FMUO Novo Acordo Ortográfico está obrigatoriamente em vigor desde janeiro de 2016, trazendo consigo dúvidas a muitas pessoas que se utilizam da escrita formal com frequência, em especiais, estudantes e pesquisadores. Pensando nessas pessoas, a FMU em parceria com a Secretaria de Educação de São Paulo, elaborou um livro especialmente para esclarecer as principais mudanças do idioma em um guia simples e objetivo, que pode ser encontrado gratuitamente em PDF:

Elaboração de trabalhos acadêmico-científicos – UNIVALI: esse é um manual completíssimo elaborado pela Universidade Vale do Itajaí – SC com o objetivo de auxiliar estudantes e pesquisadores na elaboração de textos acadêmicos. Nele, são abordados artigos científicos, resenhas críticas, relatórios, fichamentos e textos de posicionamento pessoal de forma clara e detalhada, sendo um excelente material para qualquer pessoa que se interesse em aprimorar a ortografia e gramática. Confira no link:

Dicas de Português – produção de texto – CNJ: essa coletânea é comporta por cinco livretos temáticos que tem como foco o aprimoramento da língua portuguesa na construção de textos em diversos estilos, noções de morfologia e sintaxe, dentre outros temas, que aborda não somente questões gramaticais como também estilos de escrita e construções semânticas:

Manual de Trabalhos Acadêmicos – Universidade de ItaúnaA UIT elaborou esse manual com o intuito de auxiliar os estudantes na construção de textos de estilos acadêmicos, abordando questões gerais da língua portuguesa e ortografia como também as questões específicas que concernem a produção de textos científicos e filosóficos.

Estudos sobre leitura: psicolinguística e interfaces – Vera Wannmacher Pereira, Ronei Guaresi: Uma das formas mais expressivas de se melhorar a ortografia é através da leitura. Por isso, a PUCRS elaborou um conjunto de trabalhos que abordam a leitura de textos diversos na língua portuguesa em suas várias influências, como na formação linguística, impacto no cérebro, estratégias de escrita e leitura, leitura digital e diversos outros temas relacionados. Conheça no link:

BAIXE 27 livros em PDF para melhorar a ortografia online grátis

Apostila Português para Concursos – PRF: este é um manual elaborado pela Polícia Rodoviária Federal que interessa a todos os concurseiros que buscam melhorar a sua ortografia para ter as maiores classificações nos concursos.

Guia de Redação: Enem 2013 – FGV: A Fundação Getúlio Vargas elaborou um guia especial para os estudantes que pretendem ingressar em uma universidade, voltado exclusivamente para a melhoria das normas gramaticais e outros recursos linguísticos para o ENEM. Se você estiver se preparando para a seleção ou algum outro vestibular, esse guia é indispensável:

Guia do Revisor – IFSC – O Instituto federal de Santa Catarina elaborou um guia voltado para o aprimoramento de revisores de texto, professores e outras pessoas interessadas, abordando questões importantes relativas a revisão de textos observando questões técnicas, como normas da ABNT e linguagem específica.

Manual da UNIVATES para trabalhos acadêmicos – Beatriz Francisca Chemin: Nesse manual, são abordadas todas as questões concernentes à escrita nos mais diversos estilos de trabalhos acadêmicos, desde o planejamento, elaboração e até a apresentação destes, envolvendo, inclusive as normas da ABNT.

Para um Manual de Redação do Jornalismo On-line – Eduardo de Carvalho Viana: uma das habilidades que mais deve ser afiada em jornalistas é a da escrita, pois estes profissionais são reconhecidos pela elaboração de textos assertivos e impecáveis. Por isso, a prefeitura do RJ elaborou um manual que aborda todos os estilos de texto, semântica, ortografia e gramática, de forma a facilitar o acesso a jornalistas e demais interessados ao aprimoramento de sua escrita, especialmente após a vigência no novo acordo ortográfico, em 2016.

Manual de Redação – Fundação Oswaldo Cruz: A FIOCRUZ elaborou esse manual de redação que aborda todos os principais temas da ortografia, gramática e linguística de modo a auxiliar o leitor a aprimorar seus conhecimentos e habilidades de escrita.Além das normas padrão, o livro trata de temas como “clareza e precisão”, “concisão e harmonia” para a produção de textos cada vez mais claros e corretos.

Manual de Webwritting – Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo — CNC: esse manual é voltado especialmente para empresários e pessoas que mantém blogs e sites na internet, pois trata das questões concernentes a elaboração e redação de textos para a web. É um livro de grande atualidade e necessidade, uma vez que a internet está cada vez mais presente em todos os aspectos do cotidiano, se transformando no principal instrumento de comunicação mundial.

Ferramentas digitais pra Jornalistas 2.0 – Sandra Crucianelli: Se você é um jornalista, sabe da importância do mundo digital para a sua atividade e esse manual foi feito especialmente para jornalistas e outras pessoas que utilizam da web para comunicação. Nele, você encontrará normas e dicas de escrita em redes sociais, otimização de textos para ferramentas de busca e diversas outras ferramentas para melhorar a sua escrita na web.

Manual de Estilo Acadêmico – Lidia Maria Lienert LubiscoEsse manual é um excelente guia para estudantes de graduação construírem seus diversos tipos de textos acadêmicos, incluindo artigos científicos e monografias, de acordo com as regras ortográficas e de estilo. Além das explicações, o leitor também encontrará exemplos de cada estilo acadêmico e diversos outros recursos. Elaborado na Universidade federal da Bahia.

Português Instrumental – Claudia Guerra Monteiro e Gilson MonteiroElaborado pelo Centro de Educação Tecnológica do Amazonas, como o título demonstra, esse é um manual de Português Instrumental, que trata especificamente de questões ligadas à Ortografia e Gramática de forma completa. Um excelente material de consulta para o aprimoramento da escrita.

Dinâmicas para o Ensino de Línguas – SESI/PR: esse é um excelente livro voltado para professores de educação infantil, que ensina diversas técnicas, dinâmicas e abordagens educacionais úteis para o ensino e aprimoramento da língua portuguesa para crianças.

Ortografia na Sala de Aula – Alexsandro da Silva (org.): esse livro publicado pela editora Autêntica trata do ensino da Ortografia nas escolas, abrangendo questões ligadas a estrutura das frases e palavras, sintaxe, semântica, técnicas de planejamento de ensino da língua portuguesa, revisão textual e desafios para o ensino da ortografia.

BAIXE 27 livros em PDF para melhorar a ortografia online grátis
BAIXE 27 livros em PDF para melhorar a ortografia online grátis

Dificuldades de escrita: o erro ortográfico, revelador do conhecimento metafonológico do escrevente aluno do ensino básico – Universidade de Coimbraesse excelente trabalho feito na universidade de Coimbra é uma dissertação de mestrado que aborda as dificuldades ortográficas mais frequentes dos estudantes da língua portuguesa e desafios do ensino.

Diversidade Linguística na Escola Portuguesa – Exercícios de OrtografiaEsse livro é diferente da maioria dos manuais de ortografia, pois é comporto basicamente de exercícios que abordam todos os temas ortográficos para o ensino da língua a crianças e, por que não, adultos? É um excelente material para professores de língua portuguesa do ensino fundamental para estimularem a escrita em seus alunos e os auxiliarem a aprimorar a sua ortografia.

Pontuação – Cadernos de Exercícios – EstácioEsse livro, publicado pela Editora Rio é um caderno de exercícios de uma das maiores dificuldades ortográficas das pessoas na língua portuguesa: a pontuação de frases. É uma grande ferramenta para qualquer pessoa que deseja testar suas habilidades e aprimorar os conhecimentos em ortografia:

Ortografando – Jozélia Jane Corrente Tanaca (org.)Para professores do ensino fundamental, o livro Ortografando fornece um grande caderno de exercícios em ortografia para trabalhar com os alunos e aprimorar suas habilidades no domínio da língua portuguesa de forma prática, simples e divertida. NO início do livro, há algumas sugestões de técnicas de ensino e modos de abordagem das regras gramaticais, como um auxílio ao planejamento de aulas.

Manual da Língua Portuguesa – TRF: Esse livro é resultado de um amplo trabalho de pesquisas acadêmicas que reuniram diversas técnicas de explicação das normas da língua portuguesa em sua diversidade de formas. Nesse livro, o leitor encontrará uma ampla abordagem de questões ligadas à comunicação, fonética, ortografia, morfologia, sintaxe, padronização, estilística e questões particulares da língua, sendo um dos manuais mais completos sobre o tema.

Manual de Linguagem Jurídico-Judiciária – Tribunal de Justiça: Para pessoas que trabalham com textos jurídicos, seja na confecção, seja na interpretação, esse manual servirá como uma base para a compreensão de normas ortográficas específicas, estilos de construção de textos, abreviaturas, siglas, estrangeirismos e padronizações ligados aos textos jurídicos.

Bons estudos!
Retirado do: Canal do Ensino
Não deixe de acessar !! ↑