Como incentivar os alunos tímidos a participar mais das aulas?

Como incentivar os alunos tímidos a participar mais das aulas?
Créditos: pixabay

Como incentivar os alunos tímidos a participar mais das aulas?

Escrito por: Neurilene Martins

Se considerarmos nossos tempos de escola, com certeza alguns de nós vão se enquadrar no perfil de criança tímida ou lembrar de colegas que falavam pouco e se esquivavam de se expor para a sala. Timidez não é defeito. Existem diferentes ritmos, estilos de aprendizagem e pessoas. Por isso, vale a pena prestar atenção nas singularidades dos alunos para não rotulá-los com base em visões estereotipadas de comportamentos ideais.
Precisamos, sim, incentivar que eles participem e compartilhem suas inquietações, mas não podemos querer transformá-los em algo que não são. Quem não conhece adultos tímidos na vida social, mas que profissionalmente são bem-sucedidos? Se nos colocarmos a pensar, seja no nosso círculo de conhecidos ou a partir de biografias de personalidades, lembraremos de diversos casos.
Para incluir essas crianças com a delicadeza e pertinência necessárias é preciso reconhecer suas peculiaridades e ajudá-las a conhecer a si mesmas, a ganhar autoconfiança e encontrar a própria forma de se relacionar com os outros. Nesse caso, é fundamental ouvir a família para saber sobre os comportamentos e atitudes da criança em outros ambientes sociais.
Uma dica valiosa é observar se o estudante com esse perfil está confortável no grupo para realizar atividades colaborativas ou se fica constrangido nessas interações. Atente-se também às situações e às condições nas quais ele se sente mais à vontade para interagir (como, por exemplo, em pequenos grupos ou com um par preferido).
O professor deve passar confiança e pode conversar, individualmente, com a criança para saber como ela se sente. Conhecer as percepções dos alunos sobre si e sobre o grupo, o que gosta nesse ambiente e o que gostaria de ajustar na relação consigo e com os outros torna mais fácil identificar oportunidades para integrá-los e incentivá-los a participar quando o assunto for significativo para eles, sempre sem pressioná-los. Para tanto, valorize todas as contribuições desses alunos de modo natural e afetivo, mas sem exageros.
Experimente fazer acordos prévios. Se ele, por exemplo, realizar um bom trabalho ou pesquisa, incentive-o a compartilhar os achados com a turma na aula seguinte. Em intervenções coletivas, evite colocá-los em evidência sem aviso, quando isso puder constrangê-los. Mas vale dirigir perguntas a essa criança sobre conteúdos que ela dá conta e solicitar ajuda em demandas em que demonstraram conhecimento.
Na hora de formar grupos, considere não apenas o objetivo da atividade, mas também os laços afetivos. Assim, elas têm mais chances de se sentir acolhidas e desafiadas. Individualmente, escute as percepções da criança sobre o próprio percurso e dê devolutivas a ela pontuando crescimentos.
Nesse processo de inclusão desses nossos alunos, o desafio para a escola é construir uma comunidade que respeite as diferenças. A questão é ajudar cada criança, tímida ou extrovertida, a entrar em contato consigo mesma e se aventurar com mais autoconfiança nos processos de socialização. No mais, que exista lugar no mundo para os tímidos!
Esta postagem foi retirado do site NOVAESCOLA. E escrita por: Neurilene Martins – Todos os créditos.

6 dicas para encorajar alunos tímidos

Como incentivar os alunos tímidos a participar mais das aulas?
Créditos: pixabay
Lidar com a timidez pode ser frustrante para professores. As perguntas ficam sem resposta, as tarefas, incompletas, e pode até parecer que você não está conseguindo resultados. Mas, com certeza, é uma experiência bem mais difícil para os alunos, para quem a timidez pode significar não aprender ou não fazer amigos, além de sentimentos de pânico e ansiedade. Alunos tímidos requerem atenção e cuidados especiais para serem encorajados a participar e atingir seu potencial.
Reconhecendo a timidez: os sinais comuns da timidez são bem familiares: relutância em falar ou em participar de atividades com outras crianças, fala em tom baixo de voz, recusa em fazer contato visual. Crianças tímidas, geralmente, são inteligentes e respeitosas, mas raramente irão se oferecer para tarefas ou participar de discussões. É importante notar que em algumas – raras – situações, estes sintomas podem não indicar timidez, mas algo como dificuldade auditiva, atraso na fala ou autismo.
Anatomia de um aluno tímido: o que alunos tímidos podem não ter em confiança social, com certeza, compensam em inteligência intrapessoal. Isso geralmente significa uma grande capacidade de introspecção e análise, autorreflexão e observação antes da ação. Enquanto esse trato intrapessoal é extremamente valioso, ele deve ser mesclado com habilidades interpessoais (sociais) para uma formação completa e efetiva. Isso é algo que os professores podem – e devem – encorajar em sala de aula.

Confira Dicas pra encorajar alunos tímidos:

1. Dê tempo a eles: após fazer uma pergunta ou definir uma tarefa, permita que os alunos escrevam e pensem sobre sua resposta antes de falar. Quando alunos tímidos são chamados a responder de imediato, eles podem se sentir ameaçados e desistir de participar.
2. Recompense tentativas de comunicar-se: é melhor responder positivamente a um bom movimento do que punir um comportamento ruim, ou até uma tentativa desajeitada de se comunicar. Não repreenda um aluno tímido por murmurar; agradeça-o por oferecer sua opinião.
3. Organize a sua sala de aula: colocar os alunos em grupos que mudam ao longo do ano pode ajuda-os a sentirem-se confortáveis com seus pares. Colocar as carteiras em formato de U, para que todos os alunos possam se olhar, também pode ser de grande ajuda.
4. Atividades em grupo: coloque as crianças em pares ou grupos (escolhidos por você) para encorajar a comunicação interpessoal. Se for possível, tente não colocar alunos tímidos com alunos muito extrovertidos, ou os tímidos podem se sentir sobrecarregados.
5. Leve-os a participar: pode ser apavorante compartilhar pensamentos e opiniões que, no fim, podem estar erradas. Encorajar as crianças a fazer perguntas é uma forma menos assustadora de envolve-los sem o risco de constrangimento. Uma vez que se sintam-se confortáveis em participar, eles podem se sentir mais confiantes em compartilhar outros pensamentos também.
6. Melhore a autoestima: elogiar o trabalho em sala de aula pode ajudar a impulsionar a autoestima de um auno tímido. Destacar o trabalho de um aluno é um lembrete de que este aluno é um membro valioso da turma. Dar aos alunos tarefas simples, mas importantes – distribuir folhas e materiais, por exemplo – também pode ajudar, e muito, a fazê-los sentirem-se incluídos e importantes.
Fonte: Matific