É BRINCANDO QUE SE APRENDE!

É BRINCANDO QUE SE APRENDE!
É BRINCANDO QUE SE APRENDE!
Desde muito pequenos, a ludicidade, é uma das maneiras que nós seres humano usamos para acessar conhecimentos.
Somos seres brincantes, curiosos, lúdicos, então, desde pequenos gostamos de jogos sejam eles estruturados ou não. Sabe aquele bebê que joga a chupeta no chão várias vezes? Puro brincar… E a mãe que finge que a colher é um aviãozinho? Puro Faz de conta… jogos que ensinaram hábitos da vida cotidiana.

O brincar é uma das formas de despertar na criança habilidades que ela mesma desconhece. Ao brincar a criança explora o mundo e aumenta sua capacidade de perceber a si e ao outro.

Brincar, desafia, estimula e aumenta o raciocínio, faz com que as crianças busquem respostas diferentes para a mesma pergunta, permite que as crianças recorram ao suas próprias estratégias de pensamento para solucionar questões, a perder e a ganhar , e sempre respeitar o adversário, independente resultado do jogo.

“O tempo deve ser de brincar não de brincadeira…” a frase parece retórica, porém queremos propor aqui aos pais e educadores esta reflexão.

Brincando se Aprende?
Em nossa escola , o tempo de brincar e planejado, direcionado e sempre recheado de objetivos e intencionalidade, pois, entendemos que as crianças aprendem várias coisas e de várias maneiras.

É BRINCANDO QUE SE APRENDE!
É BRINCANDO QUE SE APRENDE!

Ao brincar, a criança experimenta, descobre exercita inventa e confere suas habilidades, seja no parque, quadra, em cantinhos, desenhando, nos espaços internos e externos, garantimos tempo e espaço, para que as crianças através de Jogos, Brinquedos e Brincadeiras aumentem a sua capacidade de resolver problemas, a autoconfiança, concentração, atenção, desenvolve sua linguagem verbal ou não verbal, a perspectiva criadora, melhoram o relacionamento, aprendem a ser solidárias e cooperativas.

Leia também este outro artigo: Importância dos Brinquedos Pedagógicos feitos de Sucata

As obras de arte foram apresentadas as crianças que exploraram do seu ponto de vista as cores, formas, imagens e através da apreciação e construção de brinquedos aumentaram seu senso estético e sensibilidade. As obras apresentadas aumentaram o repertório das crianças sobre brinquedos e brincadeiras desconhecidas, melhoraram o conhecimento sobre as brincadeiras exploramos nomes, localidades, e maneiras diferentes de brincar da mesma brincadeira. Por tudo isso, brincamos e acreditamos que, sim!…

Brincando se aprende!